[Cevdopagem] COB publica manual antidoping visando os Jogos Olímpicos de Atenas

Darwin Ianuskiewtz darwin em darwin.pro.br
Quarta Abril 14 23:25:06 BRT 2004


      COB publica manual antidoping visando os Jogos Olímpicos de Atenas 

     
      Rio de Janeiro, 14/04/2004 (Ascom/COB) - Prevenção e informação. Estas são as principais armas que o Comitê Olímpico Brasileiro está utilizando para evitar casos positivos de doping entre os atletas brasileiros que disputarão os Jogos Olímpicos de Atenas, entre 13 e 29 de agosto, na Grécia. Assim como já fizera para os Jogos Olímpicos de Sydney 2000, o COB publicou um manual com o objetivo de alertar e informar aos atletas, integrantes das comissões técnicas das Confederações Brasileira Olímpicas e dirigentes sobre os cuidados e procedimentos que devem ser adotados a fim de evitar casos positivos de doping durante a competição. 

      "Estamos oferecendo todas as ferramentas para que atletas, técnicos e dirigentes tenham todas as informações a respeito desse assunto. Se algum caso positivo ocorrer na delegação brasileira, ninguém poderá dizer que não conhecia os métodos e as substâncias proibidas pelo COI e pela Agência Mundial Antidoping", avisa o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. O manual está disponível no site do COB (www.cob.org.br) para download.

      O alerta de Nuzman se justifica. O Brasil nunca teve casos de doping em suas delegações olímpicas e pan-americanas e o COB quer manter essa estatística positiva em Atenas. Vários exemplares do manual já foram encaminhados às Confederações Brasileiras Olímpicas, que por sua vez deverão fazer chegar à mão dos atletas. Independente disso, assim como fez por ocasião dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, o COB fará uma palestra aos atletas da delegação olímpica para falar sobre a Missão brasileira em Atenas, inclusive sobre a questão de doping. 

      O manual, intitulado "Informações sobre o Uso de Medicamentos no Esporte", foi desenvolvido pelo Departamento Médico do COB e sob a orientação do Dr. Eduardo De Rose, um dos maiores especialistas no mundo em controle de dopagem. 

      "Esta é a primeira vez que a publicação inclui, além da lista e dos medicamentos da farmacopéia brasileira que podem ser usados sem risco pelos atletas, um histórico do doping, os tipos de controles existentes, um alerta para os suplementos e os direitos e deveres de um atleta quando submetido a um controle de doping", explicou De Rose. "O interessante é que a nossa publicação tem despertado o interesse de Comitês Olímpicos Nacionais de vários países, tanto que o presidente Nuzman já solicitou a tradução para o espanhol, inglês, francês e árabe", completou. 

      Para o chefe médico da delegação olímpica, Dr. João Grangeiro, o manual ressalta a oportunidade do manual. "É importante que as comissões técnicas, as Confederações e os atletas tomem conhecimento com bastante antecedência das substâncias e métodos que serão adotados em Atenas. Daqui pra frente, qualquer tratamento ministrado a atletas deverá considerar esse tipo de conduta para não cair em cilada", afirmou.
     



Um Abraço.

Prof. Darwin Ianuskiewtz
Araraquara - SP
CREF4/SP 009170-G
----------------------------------------------------------
Visite meu sítio em : http://www.darwin.pro.br
Notícias sobre Esporte, Educação, Saúde.
----------------------------------------------------------



---

Checked by AVG anti-virus system (http://www.grisoft.com).
Version: 6.0.657 / Virus Database: 422 - Release Date: 13/04/2004
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://listas.cev.org.br/pipermail/cevdopagem/attachments/20040414/e61bda3a/attachment.html


Mais detalhes sobre a lista de discussão cevdopagem

© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.