[Cevdopagem] Três controlos positivos no futebol e um no basquetebol

Darwin Ianuskiewtz darwin em darwin.pro.br
Sexta Abril 9 11:06:33 BRT 2004


Repassando da CevEtica :

Três controlos positivos no futebol e um no basquetebol
Portugal regista quatro casos de "doping" em 2004
Duarte Ladeiras com Lusa 

O Conselho Nacional Antidopagem (CNAD) revelou ontem, em comunicado, que o Laboratório de Análises e Dopagem (LAD) detectou desde o início do ano quatro amostras com vestígios de dopantes: três de jogadores de futebol e uma de um basquetebolista.

Entre 2 de Janeiro e 5 de Abril, a estrutura portuguesa de combate ao "doping" realizou "149 acções de controlo, que corresponderam a 536 análises, das quais quatro tiveram resultados positivos". O CNAD recusou-se a divulgar as identidades dos quatro atletas e remeteu essa responsabilidade para as respectivas federações. Para além disso, apenas no final de 2004, quando forem apresentadas as estatísticas anuais, é que este organismo revelará quais as substâncias detectadas.

Para já, o CNAD confirma que a reanálise de amostras armazenadas não detectou quaisquer vestígios de tetrahidrogestrinona (THG), esteróide sintético desenvolvido nos EUA e que foi distribuído por alguns atletas de topo.

Os resultados parciais do trabalho anual do LAD foram divulgados numa altura em que as autoridades portuguesas se preparam para o Euro 2004, pois o laboratório luso terá a responsabilidade de analisar os controlos efectuados durante a competição, algo inédito na história dos campeonatos europeus, pois a UEFA sempre trabalhou com o laboratório suíço de Lausana.

Um desafio que obrigou o LAD a adquirir mais equipamento e novos procedimentos, numa altura em que também está em plena implementação o primeiro código mundial "antidoping". O laboratório português deverá ter capacidade para obter resultados das análises em apenas 24 horas, uma tarefa significativa que em todos os 31 encontros do campeonato controlará três jogadores.

Os testes deverão ser realizados apenas à urina dos jogadores, pois a UEFA considera cientificamente válida a técnica desenvolvida pelo laboratório antidopagem francês para detectar a eritropoietina – os casos positivos podem ser suportados por testes ao sangue realizados posteriormente. Esta hormona é o único dopante que não será controlado em Portugal – as análises serão efectuadas em Lausana –, já que isso obrigaria o LAD a possuir instalações e pessoas exclusivas e preparadas para esse trabalho. Como o número anual de testes no desporto português é pequeno (200), as amostras são enviadas para o laboratório de Madrid, com base num acordo bilateral.  



Um Abraço.

Prof. Darwin Ianuskiewtz
Araraquara - SP
CREF4/SP 009170-G
----------------------------------------------------------
Visite meu sítio em : http://www.darwin.pro.br
Notícias sobre Esporte, Educação, Saúde.
----------------------------------------------------------



---

Checked by AVG anti-virus system (http://www.grisoft.com).
Version: 6.0.655 / Virus Database: 420 - Release Date: 08/04/2004
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://listas.cev.org.br/pipermail/cevdopagem/attachments/20040409/dc771e9d/attachment.htm


Mais detalhes sobre a lista de discussão cevdopagem

© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.