ENC: CUIDADO COM OS GERÚNDIOS - MATÉRIA PUBLICADA NA VOCÊ S/A

To: <betofernandes@xxxxxxxxxxxx>
Subject: ENC: CUIDADO COM OS GERÚNDIOS - MATÉRIA PUBLICADA NA VOCÊ S/A
From: "Beto Fernandes" <betofernandes@xxxxxxxxxxxx>
Date: Tue, 1 Jul 2003 00:37:41 -0300

Muito bom!!!

Para conhecimento.
Cuidado com os Gerúndios
Se você coloca tudo o que você faz no gerúndio, saiba que a qualquer momento você corre o risco de ser substituído pelo profissional dos pretéritos

Por Paulo Angelim
Se você quiser comprovar a heterogeneidade das espécies profissionais, basta dar uma olhada na fauna corporativa. A gente encontra bicho de toda natureza.  E todos com características bem especiais. Ultimamente, um deles tem me chamado bastante atenção. É o Gerúndio. O Gerúndio é um profissional que prima por colocar tudo que faz em um estado de constante movimento; o que a princípio parece ser muito bom, se não fosse o fato de que este estado é perpétuo.  Ele nunca "é" ou "foi" algo, mas sempre "está" em algo.Essa espécie vem se desenvolvendo rapidamente nas três últimas décadas. Principalmente por causa do fenômeno global chamado de "mudanças contínuas". A espécie interpreta que, como tudo está emconstante mudança, nada pode ser concluído, tudo tem que estar se "movimentando". Um diálogo com um Gerúndio é tão peculiar, que em poucas palavras você percebe que está diante de um integrante da espécie.  Veja o exemplo abaixo, transcrito de uma escuta telefônica clandestina.É impressionante!

  • Menevaldo? É o Geraldão. Como é que está aquele relatório sobre o qual nós conversamos na semana passada?
  • Chefinho, fique tranqüilo, estou "terminando". Só estou "fazendo" uns ajustes finais. É rapidinho, e aí, pronto!
  • Mas não era para ter ficado pronto anteontem?
  • Era chefe, mas é que eu estava "esperando" que as coisas ficassem mais calmas por aqui, para conseguir dar atençãoa ele.
  • E o cadastro dos novos clientes, está pronto?
  • Estou "finalizando", chefe. Estou só "pegando" umas últimas informações, e aí, pronto!
  • Mas quando ele fica pronto?
  • Estou "pensando", chefe, que até o final da semana ele está "ficando" pronto.
  • "Ficando pronto", ou "vai ficar pronto", Menevaldo?
  • É "ficando" mesmo, chefinho. É porque eu não sei a que horas eu vou estar "chegando" amanhã. Estou "fazendo" um trabalho na faculdade, e amanhã a gente vai estar "apresentando" na primeira aula?
  • Menevaldo, e você faz faculdade?
  • É chefe, eu sou "bacharelando"!!!
  • Ta bom! E o controle do estoque do mês passado, Menevaldo, já mandou para a Logística?
  • Ah, nem se preocupe, ainda hoje estou "mandando". Estou só "corrigindo" dados dos últimos dois dias, e aí, pronto!
  • Eu imagino que o processamento do último recebimento esteja na mesma condição, certo?
  • Como é que o senhor sabe? É verdade, chefe, estou "digitando" as notas e amanhã eu estou "terminando".
  • Menevaldo, não seria "amanhã estará terminado"?
  • Ah, chefe, quem dera eu pudesse dar essa garantia. Do jeito que as coisas estão "indo", posso acabar "ficando"dois dias "fazendo" esse processamento.
  • Menevaldo, eu estive PENSANDO... e achoque estou CONCLUINDO... que nos dois últimos anos você está só me ENROLANDO!!!

O Menevaldo acabou sendo substituído poroutro profissional, da espécie dos Pretéritos. Esses se caracterizam por usarem termos do tipo "fiz","mandei","enviei", "concluí" e outros similares. Outro dia, inclusive, eu encontrei o Menevaldo "enviando" currículos para algumas empresas. Estava "procurando" uma vaga.

E você, pertence à espécie dos Gerúndios ou dos Pretéritos? Minha sugestão: não fique "pensando" sobre isso. Simplesmente PENSE e CONCLUA!

  • ENC: CUIDADO COM OS GERÚNDIOS - MATÉRIA PUBLICADA NA VOCÊ S/A, Beto Fernandes <=