[Cevcorporeidade] Descritor Cevcorporeidade - Estudos Transdisciplinares

Katia Brandão katiabrandao em terra.com.br
Sexta Janeiro 30 22:42:00 BRST 2009


CEVCORPOREIDADE - ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES



Espaço aberto a pesquisadores, profissionais, estudantes e todas as pessoas interessadas no diálogo sobre as questões transdisciplinares que envolvem naturalmente a corporeidade no seu enraizamento vivencial.

Adotamos o conjunto de princípios fundamentais da Carta da Transdisciplinaridade para orientar a nossa discussão, destacando especialmente os artigos três e cinco respectivamente: a) "A Transdisciplinaridade é complementar da aproximação disciplinar; ela faz emergir da confrontação das disciplinas novos dados que as articulam entre si e que nos dão uma nova visão da natureza e da realidade. A Transdisciplinaridade não procura a dominação de várias disciplinas, mas a abertura de todas as disciplinas ao que as atravessa e as ultrapassa"; b) A visão transdisciplinar é deliberadamente aberta na medida em que ela ultrapassa o domínio das ciências exatas pelo seu diálogo e a sua reconciliação não somente com as ciências humanas mas também com a arte, a literatura, a poesia e a experiência interior".

Nossa discussão também se vincula à Rede Internacional de Ecologia dos Saberes - RIES à medida que pretendemos aprofundar a reflexão vivencial dos princípios estabelecidos no Decálogo da Transdisciplinaridade e Ecoformação sintetizados para esta finalidade da lista Cevcorporeidade pelas seguintes idéias geradoras: 1. Sentir-pensar; 2. Religação dos saberes; 3. Sustentabilidade ecológica; 4. Cidadania planetária; 5. Autovalia; 6. Humanescência; 7. Autofruição; 8. Criatividade; 9. Reencantamento da educação; 10. Autopoiese institucional.

Do ponto de vista metodológico, adotamos a metáfora da construção da teia de aranha para melhor expressar o movimento espiralado que deverá contribuir para a autoformação do espírito transdisciplinar que envolve a transculturalidade. Nesse processo de diálogo transdisciplinar, valorizamos a reflexividade autobiográfica; a ludicidade; a criatividade; a sensibilidade; a reflexividade vivencial e a recursividade humanescente.
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