[Cevcorfebol] Re: PERGUNTAS ENTREVISTA

CORFEBOL MARCELO SOAARES corfebolbrasil em terra.com.br
Segunda Janeiro 2 22:21:09 BRST 2006

> Prezado Marcelo,
>
> boa tarde! Conforme combinado, seguem as perguntas.  Demorou um pouco em
> função das festividades de final de ano. Gostaria que você me enviasse
> uma foto sua e uma outro da modalidade sendo praticada.
>
> =================================================
> O que é o Corfebol?

 É um esporte coletivo praticado com bola e que é jogado com as mãos, não
sendo permitido o drible nem contato físico, devendo-se fazer passes e
arremessos à cesta, sendo obrigatoria a participação mista (homens e
mulheres na mesma equipe).

 Como são as partidas?

 Pode ser praticado em quadras, ruas, gramados, área de lazer, parques e até
na praia. Nas escolas europeia o corfebol faz parte do cúrriculo de educação
física, principalmente na holanda, os ginásios poli esportivos conseguem
media de público de 30.000 pessoas !

> Onde ele surgiu?
 Esporte de origem Holandesa, denominado Corfebol (Corfe= cesta em Holandês
e bol de bola) em holandês escreve-se Korfball, inventado pelo professor de
educação física Nico Broekhuysen em 1902, foi criado unica e exclusivamente
para dar oportunidade a mulher de praticar esporte uma vez que no ínicio do
século as mulheres eram proibidas de praticar qualquer tipo de atividade
física.

> Quando ele chegou ao Brasil?

Década de 1980, um grupo de professores de educação física, formados pela
Universidade Gama Filho, viajam a Holanda para comemorar formatura e lá
descobrem o corfebol, encantados pela popularidade do esporte, participação
de mulheres nas mesmas equipe em igualdades de condições com os homens e
semelhança com o basquete, resolvem divulgar o esporte no Brasil.

Inicialmente foram formadas equipes no Colégio Anglo Americano (Botafogo),
Clube da Light (Grajaú). Realizaram muitas demonstrações com a equipe
Brasileira em universidades. Foi apresentado com extraordinário sucesso em
Curitiba Paraná no Primeiro Congresso Brasileiro e Pan Americano de Esporte
para todos. Infelizmente o trabalho de divulgação não foi levado adiante por
esse grupo de professores por falta de apoio e patrocínio.

Situação Atual no Brasil

1998 - O Corfebol ressurgiu então, em 1998, através do professor de Educação
Física Marcelo Soares, na época, estudante de Educação Física na
Universidade Castelo Branco (Rio de Janeiro), que conheceu a modalidade como
um jogo recreativo em suas aulas. No mesmo ano, introduziu a modalidade na
Comunidade Fernão Cardin em Pilares conseguindo em curto prazo de tempo
colocar o corfebol em segundo lugar na preferência por parte dos alunos
participantes do Projeto Favela Bairro - Prefeitura Municipal da Cidade do
Rio de Janeiro. Como a modalidade foi muito bem aceita pelas pessoas
participantes, o corfebol foi seu tema de monografia na conclusão do curso
de Educação Física. Nesta mesma época o professor Cláudio Ferreira de
Oliveira, colega de turma, começou a trabalhar diretamente com o corfebol na
divulgação da modalidade.

1999 - Neste ano, o professor Marcelo procurou pesquisar e contactar a IKF
(Federação Internacional de Korfball) através da Sra. Sandra Vedder, que
ficou sendo a pessoa responsável pelo Brasil. Foram realizados também
contatos com profissionais brasileiros, que em sua grande maioria,
desconheciam a modalidade. Não existiam no Brasil, artigos, reportagens,
livros ou qualquer referência que pudesse orientá-lo em sua pesquisa, que se
baseou em informações verbais por parte de alguns professores, como Luiz
Alberto Batista, Dr. Rizzo e Roberto Wagner, que foram seus grandes
incentivadores. Descobriu também que os professores Ângelo Vargas e Moacyr
Bastos realizaram pesquisas sobre corfebol, através de seu contato em
Portugal, o Professor Mario Godinho.

2000 - Em 22 de outubro (dia do Corfebol no Brasil), nesta data é comemorada
o início do trabalho do Professor Marcelo Soares no Brasil oficialmente com
a presença do Prof. Roberto Wagner (Universidade Castelo Branco), foi
realizado um jogo de exibição entre amigos, familiares e alunos das escolas,
onde lecionava no Rio de Janeiro. A quadra era no Esporte Clube Valim, no
Méier, e permaneceu por lá aproximadamente um mês, sendo transferido para a
quadra da Polícia Militar, no mesmo bairro. Deste grupo inicial, foi formada
a primeira seleção de corfebol do Brasil.

Para demonstrar o esporte a um número maior de pessoas, a área de lazer da
rua Dias da Cruz, no Méier foi utilizada para a realização de jogos, graças
ao empenho do Sr. Wagner Coe, da Secretaria de Esporte e lazer do Rio de
Janeiro. Essa visibilidade resultou na primeira reportagem de jornal sobre o
trabalho com corfebol do professor Marcelo Soares.

2001 - A partir deste ano, o corfebol começa a ser praticado no Clube dos
Sub-Oficiais e Sargentos da Aeronáutica de Cascadura, no Rio de Janeiro,
sendo o primeiro clube praticante da modalidade na América do Sul.

2002 - Os representantes da IKF em Portugal, Professores Nuno Ferro e Jorge
Ramos, visitam o Brasil e realizam o primeiro curso de Corfebol para
estudantes da Universidade Castelo Branco, realizado nas dependências da
Faculdade Mercúrio. No mesmo período, foram realizadas palestras na
Universidade Rural, Castelo Branco Barra da Tijuca e Moacyr Bastos. Neste
período, o professor Marcelo Soares foi declarado Representante Oficial e
principal divulgador da modalidade no Brasil, sendo nomeado também árbitro
oficial do Corfebol.

2003 - Em 8 de novembro a Federação Internacional de Corfebol, concede o
titulo de Representante Oficial da Modalidade no Brasil, assim como a carta
de autorização para trabalhar e divulgar a modalidade em todo o continente
Sul Americano. No congresso Anual realizado em Amsterdã o Brasil, consegue
sua maior vitória, o reconhecimento como 41° país praticante de Corfebol,
podendo a partir desta data participar de competições oficiais realizadas
pela própria Federação e também pelo Comitê Olímpico Internacional.

2003 - Corfebol, retorna a sua origem Universitária - Universidade Gama
Filho, devido ao grande sucesso em seu trabalho, Professor Marcelo Soares,
consegue através do Cordenador do Curso de Educação Física Sr. Prof.
Guilherme Pacheco, e  mais professoras Ludmila Mourão, Gabriela Aragão e
Ingrid Fonseca, introduzir a modalidade na semana da Educação Física, assim
como realizar diversas palestras nas disciplinas "Teoria e Pratica do Jogo"
e "Recreação.

O Corfebol chega a belo Horizonte através da Dir. de Marketing Karla
Andrade, do Esporte Clube Minas Gerais, que interessada na modalidade por
sua característica social, realizou clínicas e cursos, com grande
repercussão, aos meios de comunicação mineiros, como TV Alterosa e Jornal
Diário da Tarde. Ainda neste ano, o Corfebol chega a São Paulo, através da
unidade SESC Santo Amaro, através do Coordenador Maurício Del Nero, que
convidou o Prof. Marcelo Soares para realizar clínica de Corfebol.

2004 - O Corfebol é destaque em diversos programas esportivos e de
entretenimento, como o Programa Ana Maria Braga, Esporte Espetacular e
Jornal Nacional (Rede Globo), através do apoio dos Jornalistas João Pedro
Paes Leme  e Tino Marcos. Neste mesmo ano, o Prof. Marcelo recebe convite da
Prefeitura de Joatuba - MG, para realizar clínica de Corfebol para
professores da rede de ensino. Atualmente (ano 2005), cerca de 2.000 alunos
da região de Joatuba praticam o esporte.

O Município de Casemiro de Abreu, através do professor de Educação Física,
Juan Leal, inicializa o processo de divulgação, em parceria com o professor
Marcelo Soares, é formada a primeira equipe do interior do estado do Rio de
Janeiro, sendo praticado no Colégio Estadual José Braz do Jardim e Colégio
Estadual Municipalizado. Já foram realizados diversos jogos amistosos entre
as equipes do Professor Marcelo Soares (C.S.S.A - Clube dos Suboficiais e
Sargentos da Aeronáutica de Cascadura x Casemiro de Abreu).

O corfebol também vendo sendo praticado no município de Queimados (Rio de
Janeiro) através da professora Adriana da Mathias na escola municipal
Tiradentes, que também é atleta da equipe corfebol Brasil.

Participação pela segunda vez na semana da Educação Física Universidade Gama
Filho através dos professores Guilherme Pacheco, e  mais professoras Ludmila
Mourão, Gabriela Aragão e Ingrid Fonseca

2005 - Palestra na Universidade UMC - Mogi das Cruzes, Corfebol chega a
primeira Uiversidade em São Paulo, cerca de 100 alunos do Curso de Educação
Física assistem palestra sobre a modalidade, recebendo apoio do Senhor
Coordenador Zenon Silva Filho.

Curso de Corfebol em Itaúna, devido ao grande sucesso de mídia no estado de
Minas Gerais, Jornal Diário da Tarde e Tv Alterosa, professor Marcelo Soares
é convidado a realizar curso de Corfebol universidade de Itaúna - Minas
Gerais, através de um dos seus representantes no estado o aluno Derik
Furforo Dias e tendo total apoio do Coordenador da Universidade Dalton
Ribeiro de Carvalho.

Corfebol Sesc Madureira - Professor Marcelo Soares coordena a primeira
escola de treinamento da rede SESC no Bairro de Madureira - Rio de Janeiro.

8° Santa Mônica Fitness - O corfebol participa de maneira oficial do 8°
Santa Mônica fitness através de apoio do Sr. Coordenador Bruno Nascimento e
Bruno Castro. O corfebol participa com demonstração de material oficial
(cestas, bolas) cesta sintética em seu estand, conseguindo mostrar o nível
internacional do Sport do esporte a Professores e estudantes do congresso.
Esse evento teve repercurssão a nível mundial, sendo publicada no site
oficial da Federação Internacional de Corfebol.

Corfebol realiza palestra na fundação Getúlio Vargas. Professor Marcelo
Soares participa das listas de discussão do Centro Esportivo Virtual
(www.cev.org.br), sendo também moderador da lista de discussão Cev-Corfebol.
Em 22 de setembro de 2005 é convidado pelo Sr. José Antonio de Barros Alves
a realizar palestra na Fundação Getúlio Vargas sobre a origem e evolução do
esporte no mundo e suas perspectivas para o Brasil.

> Quantos praticantes têm no mundo? E no Brasil?
No mundo cerca de 200 mil praticantes ! no Brasil cerca de 1000 praticantes
sendo em Minas Gerais o estado com maior numero de praticantes justamente
por ter ocorrido cursos de introdução a modalidade para professores de ed
fisica das cidades de Joatuba e Itauna !

> Existe uma região no Brasil onde ele seja mais praticado?
Regiao Sudeste

> É uma modalidade reconhecida pelo COB?
Conseguimos o reconhecimento mundial primeiro, o Brasil é o quadragésimo
país praticante de corfebol, e o primeiro da américa do sul a ter equipe
formada ! quanto ao reconhecimento do COB esperamos que até 2006 esse
reconhecimento seja concedido !
  Já existem federações?

Não existem federações precisamos conseguir mais pessoas e profissionais
interessados em trabalhar com a modalidade, existe a Federação Brasileira de
Corfebol que irá funcionar primeiramente como associação brasileira de
Corfebol, com sede no Rio de Janeiro, do qual o professor Marcelo Soares é o
presidente !

 Como são os campeonatos?

Existem campeonatos mundiais de Corfebol, organizados pela Federação
Internacional, de 4 em 4 anos após as eliminatorias da categoria, em 2006
ira ocorrer o confronto entre Brasil e EUA, para se saber quem será o
representante do continente americano no mundial da Republica Tcheca em
2007, as seis primeiras equipes colocadas estão classificadas para os Jogos
Mundiais. Existem na europa diversos campeonatos, Praia, grama sintética,
clubes, mundial master e universitário todos estes com grande presença de
público !

> Fale-nos da sua luta para divulgar mais esta modalidade.
a luta é muito grande, o brasileiro tem um defeito de desmerecer o que nao
conhece ! Divulga um esporte no país do futebol e do volei atualmente, sem
patrocínio se torna um sonho bem distante, mas com muita garra e
determinação estamos conseguindo superar todos os obstáculos, existem muitas
pessoas envolvidas e agora devido ao corfebol estar chegando na mídia,
algumas "portas' estão se abrindo.

> Quais seus próximos objetivos?
Introduzir a modalidade em todos o Brasil, dividir o conhecimento com meus
colegas de profissão, classificar o Brasil para o Mundial, o que tenho
certeza que vai acontecer derrotar os EUA não é nenhum "bicho de 7 cabeças",
não são uma potencia no corfebol mundial, muito mais dificil enfrentar
seleções europeias que já praticam há varios anos a modalidade.

> Quem quiser conhecer o Corfebol, o que deve fazer?
acessar o site www.sitedomeier.com/corfebolbrasil entrar para a comunidade
corfebolbrasil no orkut, ou enviar email para o Professor Marcelo Soares:
corfebolbrasil em terra.com.br / MSN: profmarcelosoares em hotmail.com ou ainda
telefonar (21) 88190278.
quem quiser ainda saber mais sobre o esporte www.ikf.org (Federação
Internacional de Corfebol).

Convido a todos os colegas que quiserem jogar corfebol ou aprender a
modalidade que me procurem, e que venham fazer parte da minha equipe, ou que
me ajudem a fortalecer esse esporte em todo o Brasil.