[Cevciclo-L] Re: [Cevciclo-L] Re: [Cevciclo-L] Bicicletas ergogênicas?

To: <cevciclo-l@xxxxxxxxxx>
Subject: [Cevciclo-L] Re: [Cevciclo-L] Re: [Cevciclo-L] Bicicletas ergogênicas?
From: "Rodrigo de Mello Brito da Silva" <bat@xxxxxxxxxxxxxxx>
Date: Tue, 11 Sep 2001 08:10:28 -0300
Olá, galera do pedal eu já estava com saudades de ler os assuntos da lista.
Mais espero que todos estejam pedalando muinnnnto, gostaria de encontrar
todo mundo
e forma um grande pelotao gira bem levinho e depois termina o treino aqui em
casa(bsb)
tomando um banho de piscina regado de muinnnnnnto churrasco.
Grande abraço a todos!!!
----- Original Message -----
From: Gilda Esteves <gilda@xxxxxxxxxxxxxxxx>
To: <cevciclo-l@xxxxxxxxxx>
Sent: Thursday, June 21, 2001 9:30 AM
Subject: [Cevciclo-L] Re: [Cevciclo-L] Bicicletas ergogênicas?
Marcelo F. lannini, meu camarada Bira e demais listeiros,
O tal arrasto (drag) esta nas nossas vidas muito mais do que imaginamos.
Ele e traduzido a partir de um `coeficiente de arrasto` que e experimental
para as formas de solidos regulares. Para projetar um edificio alto, uma
ponte, chamine ou caixa d`agua de porte o coeficiente de arrasto deve ser
conhecido para que sejam calculados os esforcos na estrutura da construcao,
qdo submetidos a ventos significantes.
Para que nao desabe !!!!!
Uma das formulas para calculo da forca do arrasto e
R ds = 1/2 ð Coef. d V2 ds
onde R e o arrasto a um elemento de largura projetada d e comprimento ds
submetido a um fluido com uma velocidade V
Coef e o coeficiente de arrasto
A melhor forma ou seja a que tem menor coeficiente de arrasto se asemelha
ao perfil de uma gota de agua com a parte mais grossa voltada contra o
fluido, uma bola de futebol americano tambem tem um pequeno arrasto e a asa
de aviao tambem porem a asa tem uma funcao a mais pois ela nao e simetrica.
Uma rapida olhada na formula nos sugere que o parametro fundamental e a
velocidade pois quando ela cresce, na formula ela cresce ao quadrado.
Vamos fazer um exercicio. Digamos que (1/2 ð Coef d ds) = 1 e fixamos este
valor para uma bicileta imaginaria. Vamos imaginar tambem que estamos
andando sem nenhum vento e no plano. Desta forma teremos
A 10 Km/h R=100
a 20 km/h R=400
a 30 km/h R=900
a 40 km/h R=1600
a 50 km/h R= 2500
a 60 km/h R= 3600 Enquanto a velocidade cresce linearmente a forca
contraria sobe pontencialmente. Qdo a velocidade cresceu seis vezes
resistencia subiu trinta e seis vezes !!!!!!!!!!!!
A formula acima e basica. Agora poe as rodas rodando as pernas subindo e
descendo, vai para o experimental em tunel de vento, que fica mais facil.
Se eu nao me engano uma das pioneiras foi a lotus que entrou em um tunel de
vento de um carro de F1. Em aulas de fisica vi um filme sobre estes
esforcos onde varios veiculos eram postos no tunel de vento inclusive uma
bicicleta de passeio e um fusca que tinha o menor arrasto, so que o filme e
da epoca dos cadilac.
Na pratica os grandes ganhos de rendimento em bicicleta utilizando
tecnologia
de ponta estao qdo a velociade do vento contra o ciclista esta proximo aos
50 km/h, esses resultados sao corroborados com os ensaios em tunel de
vento, porem na natureza o vento nunca e retificado e perfeito como em um
tunel de vento.
Com velocidades perto dos 40 Km um apoio no guidon ja faz uma grande
diferenca, sendo a postura a principal coisa a observar.
Contudo corrigir a postura antes de obter o conforto na bicicleta vai ser
dificil. Como o Marcelo falou postura mais equipamento. Chegar a uma
postura ideal com bom rendimento e conforto leva tempo, chegar ao
equipamento ideal leva grana. Desta forma acho que o condicionamento
fisico deve ser tal que a pessoa sinta a necessidade do equipamento. E nao
ao contrario buscar o equipamento para obter o condicionamento.
Em tempo a formula veio do livro BUOY ENGINEERING de H.O. Berteaux
PS. nao sou a Gilda sou o Marcio filando o email. O Bira nem na cesta nos
levamos !!!!!!!
_______________________________________________
Cevciclo-L Adm: biramacedo@xxxxxxxxxx
Modo de Usar: http://cev.ucb.br/listas/dicas.htm
Mensagens para a lista: Cevciclo-L@xxxxxxxxxx
Mensagens Anteriores: http://cev.ucb.br/pipermail/cevciclo-l/
Sair da lista: http://www.cev.org.br/listas/cevciclo/

Attachment: Equipe Boss.jpg
Description: JPEG image

<Anterior em Tópico] Tópico Atual [Próximo em Tópico>
  • [Cevciclo-L] Re: [Cevciclo-L] Re: [Cevciclo-L] Bicicletas ergogênicas?, Rodrigo de Mello Brito da Silva <=

© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.