[Cevciclo-L] noticias de verao

To: "ciclismo" <cevciclo-l@xxxxxxxxxx>
Subject: [Cevciclo-L] noticias de verao
From: "Bira" <zazac132@xxxxxxxxxx>
Date: Sun, 18 Feb 2001 19:12:51 -0300
 Murilo Fischer e Janildes Fernandes vencem
novamente no Torneio de Verão de Ciclismo
DISPUTA ESTÁ REUNINDO 395 CICLISTAS E SEGUE ATÉ DOMINGO
O catarinense Murilo Fischer e a goiana Janildes Fernandes, ambos da equipe
Caloi, voltaram a vencer nesta quinta-feira (dia 15) no 15º Torneio de Verão
de Ciclismo Hilário Diegues. Desta vez as vitórias foram na etapa de
Bertioga. Agora, os dois atletas que representaram o Brasil nos Jogos
Olímpicos de Sydney estão isolados na liderança de uma das competições mais
tradicionais do Brasil e que segue até domingo (dia 18). Também na master
(acima dos 35 anos) o santista radicado em Miami, João Evangelista
(Unimonte) garantiu nova conquista e já aparece como o principal nome da
categoria.
Na elite masculina, Murilo foi escoltado o tempo todo por sua equipe e seu
único trabalho foi fazer a sua especialidade, o sprint final. Na abertura do
evento, na quarta-feira, a situação foi a mesma. Nos últimos metros, a
disputa foi, mais uma vez, com o também catarinense Daniel Rogelim, da
equipe Memorial-Santos.
Murilo, campeão do Torneio em 99 e da 9 de Julho de 2000, soma agora 25
pontos. Rogelim, vice-campeão deste campeonato e da 9 de Julho no ano
passado, tem 21. Para o representante olímpico em Sydney as duas vitórias
seguidas não significam tranqüilidade. "Ainda faltam três etapas e o Rogelim
está próximo. Ele é muito perigoso. Tem um excelente sprint. Além de tudo,
somos grandes amigos. Considero ele e o Márcio May (também da equipe
Memorial) como irmãos. Treinamos juntos, nos conhecemos bem", destacou o
líder do ranking.
Sobre a prova desta quinta-feira, Murilo diz que fez o seu trabalho. "Minha
característica é o sprint. Por isso, durante toda a prova fiquei escondido
no pelotão, esperando pelo final. Durante toda a prova fico tranqüilo, só
acompanhando. Mas a responsabilidade é maior. Se eu não ganhar a casa cai",
disse o vencedor da etapa. Daniel, por sua vez, disse estar tranqüilo e
confiante: "O Torneio só acaba no domingo. Tenho uma excelente equipe e
vamos fazer tudo para vencer. Tudo, é claro, dentro da moral, do esporte".
Ainda na elite masculina, a prova foi marcada por um protesto dos
competidores, em função de uma das curvas. Por ser muito fechada, em formato
de cotovelo, os ciclistas tinham de pedalar muito devagar. Alguns chegaram a
parar de competir, mas depois refletiram e voltaram à disputa. "As condições
eram as mesmas para todos. Às vezes, os ânimos ficam exaltados, mas tudo foi
resolvido. Faz parte da disputa acirrada", disse o diretor do campeonato,
José Reinato Mendes.
MYCHELLE É A SURPRESA - Entre as mulheres, Janildes Fernandes mostrou
superioridade, mas o destaque da etapa foi a santista Mychelle Mont Serrat,
que está competindo pela equipe de Araraquara, e chegou em segundo lugar,
superando grandes nomes do ciclismo, como a goiana Maria Lucilene, de São
Caetano do Sul, e a santista Carla Gardenal (Ortocenter/ UniSantos).
Aos 20 anos de idade, Mychelle não acreditava no resultado. "Voltei a
treinar somente em novembro. Não sabia que tinha um sprint tão forte", disse
a ciclista, que chegou a competir durante dois anos, mas no ano passado
parou de pedalar para voltar com força total à ginástica olímpica, onde
garantiu o quarto lugar por equipes, defendendo Santos nos Jogos Abertos do
Interior.
"Agora vou me dedicar somente ao ciclismo. Estava indefinida, mas estou
muito animada. O Torneio de Verão é a competição mais forte do Brasil e
chegar junto com as melhores é muito importante", comemorou a ciclista, que
faz faculdade de Fisioterapia na Unimonte e tem o apoio do Shopping da Boa
Forma, onde trabalha. "Queria agradecer muito ao meu namorado (Thiago
Oliveira), que vem me treinando, ao João Evangelista e ao Alessandro
Gianini, chefe da equipe de Araraquara, que acreditou no meu potencial, sem
me conhecer", afirmou. Na classificação geral, Janildes está na frente, com
25 pontos. Mychelle, Carla Gardenal e Maria Lucilene estão empatadas na
vice-liderança, com 20 pontos.
DIRETO DOS ESTADOS UNIDOS - Na categoria master, João Evangelista era só
alegria. "Iria competir na elite, mas estava sem a minha equipe e seria
muito difícil garantir resultados. Como já tenho idade para competir na
master e este ano meu objetivo é o mundial da categoria, estou utilizando o
Torneio de Verão, que tem um nível técnico muito bom, para me preparar.
Estou muito feliz pelas duas vitórias e espero manter este ritmo", disse
Evangelista, que está com 37 anos e mora atualmente em Miami, onde compete
pela equipe Rubio Bike Shop and Bikes Colnago.
No ranking, Evangelista soma 15 pontos. Em segundo lugar está Martim
Algorta, da Pedal Bike Shop, de São José dos Campos, com 11 pontos. Na
categoria sub 23, o vencedor da etapa em Bertioga foi Eliau Assan, da Smel/
Seta, de São José do Rio Preto. O ciclista foi o vice-campeão na abertura do
Torneio e assumiu a liderança, com 19 pontos. Avelino Nascimento, de
Iracemápolis, foi o segundo colocado, pulando para a vice-liderança.
SEM O DINHEIRO DA VOLTA - Na categoria júnior (até 18 anos), quem levou a
melhor veio de longe: Roberto Monteiro Silva, de Natal, no Rio Grande do
Norte. Vice-campeão na disputa de quarta-feira, ele assumiu a ponta, com 19
pontos. Mostrando muita força de vontade em competir, ele pegou todo o
dinheiro que ganhou do apoio que recebe do Colégio Seta, R$ 350,00, e
comprou uma passagem aérea para São Paulo.
"Se eu viesse de ônibus não daria tempo. Seriam três dias. Então coloquei
mais R$ 10,00, comprei a passagem e está dando certo. Lá no Rio Grande do
Norte o ciclismo é fraco, com poucas competições. Aqui sim tem disputas
fortes. Ainda estou sem o dinheiro de volta. Estou esperando ajuda da minha
mãe, mas para voltar, agora vou de ônibus mesmo. Espero viajar com o título"
, disse.
O Torneio continua nesta sexta-feira, em Guarujá, na avenida D. Pedro I, a
partir das 8h. No sábado, os ciclistas estarão em Cubatão, na avenida 9 de
Abril, a partir das 14h. A etapa final será domingo pela manhã em Santos, na
avenida Portuária. O 15º Torneio de Verão tem o patrocínio de Cannondale e
Liga Santista de Ciclismo. Co-patrocínio da Caloi e Lar das Moças Cegas.
Apoio das prefeituras de São Vicente, Bertioga, Guarujá, Cubatão e Santos,
Polícia Militar, Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo e
Fundação Pro-Esporte de Santos. Supervisão da Confederação Brasileira de
Ciclismo.
  • [Cevciclo-L] noticias de verao, Bira <=