[Cevciclo-L] Ciclismo

To: <Cevciclo-L@xxxxxxxxxx>
Subject: [Cevciclo-L] Ciclismo
From: "franz alois slama" <faslama@xxxxxxxxxx>
Date: Thu, 27 Jul 2000 23:48:55 -0300
Ola pessoal da lista !!!
De fato eh uma tristeza a situacao de total falta de prestigio do ciclismo
em nosso pais. E nao eh apenas como esporte. O simples ato de colocar a
bicicleta na rua ja se tornou um perigo de vida. Dizem que a vida humana nao
tem preco. Acho que nao tem mesmo, nao vale nada. Basta ver a enorme
quantidade de pessoas que sao assassinadas no transito. Os motoristas
apressados fazem qualquer coisa por uma ultrapassagem, para em seguida
ficarem parados no primeiro sinal de transito. Eh uma total falta de
respeito ao ser humano e as leis de transito. Ninguem liga. Quando acontece
algo, eh acidente, e tudo acaba em pizza. Tem muito motorista que parece
estar brincando de video game, so que no transito, o "crash" eh real e a
vitima que nao tem nada a ver com isso acaba levando a pior.
Quanto ao ciclismo como esporte eu, que tive a oportunidade de praticar
varios de maneira competitiva, o considero como o mais zoneado de todos que
conheco. Eu nao consigo entender como eh possivel imaginar um esporte
altamente competitivo como o nosso, ser praticado por pessoas sem qualquer
orientacao. Estou cansado de ver ciclistas avulsos e pequenas equipes, na
sua maioria de lojas de bicicletas, se inscrevendo em corridas.
Pessoalmente, nao tenho nada contra os ciclistas avulsos nos quais me
incluo, nem contra as pequenas equipes pois tambem ja participei disso. Eu
sou contra a falta de estrutura do esporte, que nos levou a isso.
Pergunto: Quais as condiçoes que esses ciclistas teem para se desenvolverem
dessa forma? Respondo: Nenhuma. E tanto isso eh verdade que aqui o ciclismo
eh fraquissimo e 99,9% dos nossos ciclistas estao em um ou outro desses
esquemas furados.
So para dar um exemplo: Na natacao, para competir e necessario pertencer a
equipe de um clube. Eh elitismo? Nao!! Eh simplesmente impossivel pensar em
competicao de alto nivel sem ter por tras toda uma infra estrutura
absolutamente imprescindivel para o desenvolvimento fisico, tecnico,
psicologico, etc que um clube ou associacao esportiva proporciona aos seus
atletas.
Pergunto: Quantos clubes existem no ciclismo brasileiro? Pouquissimos,
talvez uns 5 ou 6. Se tanto.
Falam muito da ma organizacao do Futebol. Mas a organizacao deles da de 1000
a zero no ciclismo. E eh por isso que eles estao no primeiro lugar do
ranking da FIFA. Onde esta a CBC no ranking da UCI?
Aqui no Rio, no domingo dia 30/7 havera a primeira prova do campeonato
estadual. A secretaria da Fecierj telefonou hoje, 3 dias antes, para avisar.
Eu fiquei espantado porque foi a primeira vez que a Fecierj avisou. Mas esta
certo avisar em cima da hora? Como eh possivel fazer uma preparacao adequada
em 3 dias? Nem em 3 semanas. Talvez em 3 meses seja possivel quebrar um
galho. O ideal eh um calendario anual para que seja possivel fazer uma
preparacao decente. No Iatismo o calendario fica pronto e eh distribuido aos
velejadores em novembro do ano anterior. Sera que eh por isso que eles teem
tantos titulos internacionais? Certamente nao eh so isso, mas eh fundamental
e ajuda muito.
O que falta ao ciclismo brasileiro nao eh nada mais do que organizacao. Eh
so arrumar a casa que os resultados aparecem. Ciclistas talentosos temos
muitos, mas geracoes estao sendo perdidas pela total falta de estrutura, de
sensibilidade, amadorismo, incompetencia, desinteresse, etc,etc, etc.....
Precisamos dar um basta nisso.
Por hoje eh so.
Um grande abraco a todos e otimas pedaladas.
Franz