[Cevciclo-L] OLA !!!

To: <cevciclo-l@xxxxxxxxxx>
Subject: [Cevciclo-L] OLA !!!
From: "franz alois slama" <faslama@xxxxxxxxxx>
Date: Thu, 20 Jul 2000 23:08:27 -0300
Ola amigos ciclistas !!
Meu nome e Franz, sou engenheiro civil, tenho 41 anos e moro no Rio de
Janeiro.
Pratico o ciclismo com regularidade desde 1992 apos ter sido nadador dos 6
aos 18 anos, nadador master dos 28 aos 34 anos, rápida passagem pelo
triathlon aos 34 e iatista dos 18 aos 37 anos.
Como nao tenho muito tempo para treinar, no dias uteis pedalo as tercas e
quintas das 4:30 as 6:30 da manha no Aterro do Flamengo que na minha opiniao
e o melhor lugar para isto. As vezes subo ate o Sumare cuja subida tem
aproximadamente 14 Km. Aos sabados faco apenas subida com mountain bike e
aos domingos e dia de longa com a turma do Leblon. Isto e complementado com
corridas e musculacao em dias alternados. Desde 97 tenho tido problemas de
coluna cervical, o que tem me prejudicado muito desde entao, tendo que
ficar longos periodos parado fazendo fisioterapia. Para otimizar o meu
tempo, tenho que treinar com uma certa qualidade, o que me faz ser um
devorador de artigos tecnicos a respeito.
Livros brasileiros sobre o assunto sao praticamente inexistentes e mesmo
estes sao bastante fracos em termos de treinamento. Raramente aparece algo
aproveitavel em revistas brasileiras. Assim tive que recorrer a revistas
americanas para obter o que queria. Comprei varias como Winning, Bicycling,
Road Cyclist e Bicyclist, que continham bons artigos tecnicos,
principalmente a Bycicling com suas edicoes especiais como a Superfit
Cyclist, que aborda os mais variados assuntos. Infelizmente estas revistas
nao existem mais. Atualmente tenho assinatura da Cycle Sport, inglesa, mas
nao tem artigos tecnicos e quando alguem e entrevistado sempre esconde o
jogo.
Existem varios autores estrangeiros que tem livros sobre ciclismo. Entre
eles posso citar: Serious Cycling de Edmund R. Burke (USA), High-Tech
Cycling de Edmund R. Burke, Bicycle Road Racing de Edward Borysewicz e Ed
Pavelka, Road Racing de Bernard Hinault e Claude Genzling (Franca), editados
pela Winning Bicycling Illustrated, que nao existe mais e nao sei se ainda
podem ser encontrados. Ha quase um ano vi um anuncio de um livro: Bycicling
Magazine's Complete Book of Road Cycling Skills by Ed Pavelka and the
Editors of Bicycling que pode ser pedido a Bicycling Books pelo telefone
0181 993 3484 (este num. de telefone foi dado pela revista inglesa Cycle
Sport). O medico italiano Francesco Conconi tambem tem um livro.
Para nós, resta ainda adaptar metodos de treinamento de outros esportes como
natacao e atletismo, e ainda utilizar o monitor de frequencia cardiaca, que
e adotado por todos os ciclistas profissionais.Existe ainda um aparelho que
se chama SRM Training System, que entre outras coisas mede a forca que esta
sendo aplicada aos pedais.So que pouca gente tem conhecimento tecnico para
utilizar estes metodos sem um acompanhamento especializado. Nos paises de
ponta no esporte, os treinamentos sao conduzidos nao apenas por treinadores
mas tambem por medicos especializados em medicina desportiva.
E uma pena que aqui ainda ha uma grande carencia de pessoas especializadas
no assunto e isso se reflete no abismo existente entre os ciclistas daqui em
relacao aos dos paises da Europa e America do Norte.
Uma observacao interessante: O ciclista americano Lance Armstrong, apos
vencer a volta da Franca do ano passado (e deve vencer no proximo domingo
novamente) disse que era capaz de desenvolver uma potencia de 7 watts por Kg
de peso corporal, que e uma especie de numero magico (segundo seu
treinador), tambem alcancado por Miguel Indurain e Marco Pantani quando
estes tambem venceram o Tour de France. Alguem ai pode comentar sobre isto?
E como medir a potencia sem um SRM?
Para quem quiser se dedicar a uma pesquisa ja ha bastante assunto.
Um grande abraco.
Franz
  • [Cevciclo-L] OLA !!!, franz alois slama <=