[cevcapoe] 3 e 4 anos

Rodrigo W. rodrigowagnerc em yahoo.com.br
Quinta Setembro 2 19:19:12 BRT 2004

obrigado diego pela forca. eu tenho um grupo de 18/21 criancas num espaco reduzido mas vejo agora q é possivel entao ser feito trabalho.
é dificil controlar essa turma eles sao muitos dispersos e so prestam atencao quendo sao "punidos", mas passei a utilizar a introducao a alguns golpes em forma de brincadeira, pega pega , coisas que peguei com um cara firmeza que é conhecido como pele, em sao bernardo-sp.
mas valeu pela orientacao.
seria legal se colocassemos em questao esse assunto na roda.

diego paulo de lima <ddiegolima em yahoo.com.br> wrote:
olá!!!

Existe um livro Chamado Capoeira: do Engenho à Universidade, escrito pelo mestre Gladson, ou ainda o livro Pedagogia dos esportes, Piccollo
Enfrento isso na realidade, tenho um grupo com 23 crianças entre 2 e 4 anos, muitas vezes a prática da Capoeira em si deve ser encarada como secundária, é difícil manter o controle da turma, pois eles encaram a capoeira como uma luta, então já chegam dando ponta-pás nos amigos, para não perder o controle, faço um circulo, com todos de mãos dadas, e executamos algumas ações em direção ao centro do círculo, as vezes entro no círculo e peço para eles imaginarem que estão me acertando os golpes, procuro utilizar atividades diversas que proporcionem o auto controle, conhecimento do próprio corpo, propiocpção, tudo baseado em música, o ideal é que disponha-os em duplas e faça as devidas explicações individualmente, mas nunca deixe que eles usem a Capoeira para agredir os amigos, na minha academia ele só jogam Capoeira comigo, pois ainda não têm controle para pararem os golpes, costumo chama-los por ordem, quem se comportou melhor na aula vai primeiro, quem atrapalhou a aula fi ca p
 or
 ultimo, e no final faço um Rodão, todos os alunos contra eu........ caio no chão eles sobem em cima e sentem-se realizados,
 estou apenas dando alguns toques  do que costumo utilizar, cbe a voce colocar em pratica, pois não há receita de bolo,como vc mesmo disse, mas vc deve adequar a aula de acordo com o seu público, lembrando que a musucalidade é um fator de alta motivação e volição nas aulas, deve estar concatenada em suas aulas ..........
Muito Axé...........
"AYANMÓ MI NI LATI JE OBA"

"Rodrigo W." <rodrigowagnerc em yahoo.com.br> wrote:
trabalhar capoeira com criancas de 5/6 anos at'e da mas como faco pra trabalhar com 3/4 anos? uma pedagogia mais eficiente. nao quero que me deem receita mas sim opinioes que me sejam proveitosas.
desde ja agradeco!

Rodrigo W.

Yahoo! Acesso Grátis - navegue de graça com conexão de qualidade!Receba(quinzenalmente) as novidades do CEV http://www.cev.org.br/br/novidades/
Lista cevcapoe Adm:mbocao em hotmail.com
falcao em ufba.br
SAIR DA LISTA/OUTRAS OPÇÕES
http://www.cev.org.br/br/listas/listas.asp?cd_lista=9

                        Diego P. Lima