[Cevcapoeira-l] ultima chamad@ em 2001

To: "CEV Unicamp - Me. Falcao" <cevcapoeira-L@xxxxxxxxxx>
Subject: [Cevcapoeira-l] ultima chamad@ em 2001
From: "J C" <ss.jeronimo@xxxxxxxxxxx>
Date: Sat, 26 Jan 2002 10:23:42 +1100
----- Original Message -----
From: J C
Sent: Thursday, December 13, 2001 11:09 AM
Subject: pra ampliar meu conhecimento Re: Do ya wanna to go back (flip) to
BA...
Axe'
Vou responder o C.Mestre Fabinho & pra Rod@. Tem muita gente que tem as
mesmas duvidas sobre o que eh Capoeira Angola e Regional, o que faz fulano e o
que diz ser ciclano, tradicao, contradicao... - e traIcao... etc.
No BR, AU, EU, US, SA, JP, etc, Tradicao de Capoeira pode ate ser uma
contradicao. Na hora que o galo "cantar 3 vezes" no pe... da Cruz... vao
semear... TRAiCAO!!! E quem vai "dancar" (profissional) nesta hora? O gringo
"graduado" de CAPOieRA... ou o Br profissional responsavel ?? (o dito dono do
ritual/esporte?!).
De-em uma olhada no que o C. Mestre escreveu no meio do meu texto (programa
da minha escola) se querem, ta la embaixo. Quem quiser fazer mais chamada no
assunto pra gente evoluir a ginga e o conhecimento sobre a COMIDA que vai na
mesa (RODA) neste natal e MILENIUM eh bem vindo ...
*** C. Mestre Fabinho (FB) la do RS chamou <<< >> abre e fecha a Rod@ cam@xxxxx
<<<Pedir para sair pro Jogo após a chamada ( Chula) do Iêê Volta ao Mundo ou
Iêê Vamos S’imbora.
FB= ( A "senha" para a saída do jogo na tua escola é a chula ( entendendo
chula, segundo Mestre Moraes, a cantiga entre a ladainha e o corrido, como
exemplificaste agora ) ou a primeira resposta do coro no corrido??? Por que?>>>
JC - A saida que eu ladainho eh assim... concentra (escuta) na ladainha,
responde a chula... e ao ouvir [da volta ao mundo ou vamos s'imbora] pede pro
Mestre Gunga a permissao pro jogo... entao ja pode apertar a mao do camarado...
mandinga bem no pe do berimbau (jogo eh angola) --- nesta hora o corrido
(quadra) ja ta rolando... ou faz um cumprimento - pra dentro - pro MESTRE
(Gunga) ... e, ou, (se quiser) cumprimenta - pra fora - o camarada... e vai
comer cafe-da-manha na Roda... ** Na JC'S devemos praticar (comer) pelo menos
tres refeicoes distintas num Jogo de Capoeira -- fundamento!
<<<No toque de Yuna e Samba-de-Roda o uso do reco-reco não é necessario.
FB=( Qual Iuna que tu estás te referindo??? Eu conheço 4 toques de Iuna, embora
apenas dois veja com frequência...a Iuna que Bimba encorporou como sendo dele,
para jogo de formados, que segundo a regional toca apenas o berimbau, sem
pandeiro e sem palmas e se aplaude no final de cada jogo e a Iuna da angola,
segundo Mestre Curió, para jogo de mestres. Já vi aquelas coisas de iuna
macho, iuna fêmea, iuna de luto, blá,blá,blá... Qual o toque que tu usa, com
que bateria e com que significado? Por que? >>>>
JC - A Yuna que eu ouvi (era moleque) em Manaus eh... [ toin toin toin toin
toin + tix tix to-in to-in... ] faz jogo de floreio. Esse resto de Yuna (e
outras variacoes) eu tomei conhecimento depois. Pra simplificar, como falastes
no Morais, olha la o que eles gravaram no CD do Angola Pelourinho - ?! Como
considero o trabalho deles o de mais alto padrao tradicional (moderno) e ja fiz
ate chamada sobre o assunto (quando tava no encontro da FICA do Cobra nos US e
tb teve "chamada" na Rod@ a respeito de tocar a Yuna mas nao jogar o jogo
acrobatico na casa de Pastinha, lembra? Eu considero o toque de Bimba pra minha
Roda e Ritual. No BR se inventa muito, tradicao, (contradicao... e ate traIcao)
esse assunto (Jogo de yuna) nao tem fim, eh feito discutir futebol e religiao.
Cada um eh cada 1, falou e disse a sabedoria popular.
Porque eu pratico o Jogo de Yuna na Roda (e nao so no CD...) (??) se faco
"angola" ?? Simples, Pastinha disse que Capoeira eh tudo que a boca come.
Estou fora do BR ha decadas e na AU eu exalto a nossa cultura popular completa.
Exalto os ideais de Zumbi. Exalto Bimba e Pastinha como patronos da nossa
Capoeira moderna. Se no BR (US) a Yuna tem a bateria com 3 berimbau com
reco-reco e tudo... assinada no CD por Joao Grande, Morais e Cobra Mansa no CD
do Angola Pelourinho, porque nao praticar na AU, ja que sao os grandes nomes da
Capoeira Angola, segundo (seguindo) a tradicao da Capoeira Angola? Ou sera que
tem contradicao ai nesse jogo?!
Na minha Roda se nao tiver 3 berimbaus nao tem problema. Tem que ter um GUNGA,
isso sim eh fundamental pra tradicao da Capoeira. Atabaque parei de usar.
Porque? Porque eles aqui nao sabem o que Candomble significa na REAL, na vida
cotidiana. Nao tem fundamento gringo "bater" no tambor... se o tambor tem
espirito e tradicao. Considero uma falta de respeito para com a nossa cultura
tocar um Atabaque e nao ter ligacao (ou pelo menos conhecimento necessario) com
a raiz cultural da Capoeira e do Ritual Afro-Brasileiro - Iee Exu/Oxala!
Bimba tava certo nesse ponto... sem fundamento ta a Capoeira que pratica o uso
de um instrumento proprio de um ritual religioso que nada tem a ver com o que
"graduam" numa Roda de competicao esportiva. Porque (Regional) nao seguir o que
o mestre que exaltam criou?! FICa a contradicao... e da confusao (ignorancia)
na roda... na vida!
Exalto a tradicao dos dois mestres na AU. O que tinham de melhor. Pro pessoal
da AU ter uma mesa farta. Assim sendo, o meu 'menu' FICa completo. Completo
feito o CD do Angola Pelourinho, que sem duvida eh um dos melhores trabalhos ja
apresentados de cultura e tradicao BR, da Capoeira! Axe' pra quem tem dende!
Bimba e Pastinha tem dende!
Respeito o que Bimba criou e falo pro pessoal saber da tradicao que ele
inventou. Bato palmas durante a Yuna e a bateria fica em pe com todos na Roda.
Jogo Yuna primariamente feito terapia. Solo individual. Pra preparar o
capoeirista pra fazer show, pra interpretar com o corpo, soltar os bloqueios e
traumas, a timidez, etc. Todo mundo tem que entrar na Roda nem que seja andando
- gingando feito malandro. Exalto a tradicao de Bimba mas faco uma variacao
sobre o tema que se adapta pra realidade que eu vivo em 2000. So graduado que
pode fazer jogo a dois na JC'S se o toque eh a Yuna.

FB=( no meu Grupo não se usa atabaque, por uma questão óbvia, trabalho com
regional. Segundo Bimba o atabaque é o instrumento sagrado do candomblé. Uso o
atabaque apenas em dias de evento, batizado, com bateria com três berimbaus,
dois pandeiros e atabaque, ao lado esquerdo, como Pastinha. E pra maculelê >>>
JC- Fabinho, pessoal, tem gente que diz que faz Regional - o que eh isso?? Eu
acho que tocar como Mozart eh interpretar Mozart... e tocar bossa-nova nao eh
tocar um samba devagar... concordas? Mas, tem gente que faz assim... ginga
devagar e diz que joga "Angola" - ?? Mas... o que eh SER/ESTAR Capoeira Angola?
Ou eh so uma outra invencao moderna? De quem diz que faz o contrario de Bimba?
Capoeira Angola Eh Capoeira Tradicional? Capoeira da Rua... de vadiacao de
malandro? Capoeira que faz revolucao cultural... pra graduar o salario minimo e
ter plano saude??
Regional... Angola, etcs inventados... - Salve Zumbi! - Iee viva meu Mestre...
na REAL - ?? E alem do que, se Capoeira Angola eh Ritual, la vem o Sergio da
CBC, outros atletas, provando por A X B que Pastinha era desportista feito
Bimba...?? Mais confusao... mais contradicao... mas... teu salario... educacao
e saude... seguindo esta linha de trem... torta... vais aonde camara?!
Eh Morais ja falou e bem, falado... a historia nos engana... !!! Na Africa
(moderna) eles tambem tao cheios de invencao nas coisas que outrora (caravela)
era tradicao... usam guitarra eletrica e bateria em vez de reco-reco e tambor
de couro. Ate ai... se na Africa pode fazer variacao sobre a tradicao, porque
nao aqui... e ai no BR?
A historia nos engana... Yes, mas quem ta enganado em 2000? ZUMBI??! Palmares?
Ou seria as FICas (CBCs, superligas, supergrupos, etcs) ... outros afora?! Na
real vivemos uma confusao e prova-prova de Ego na Roda e na cama e mesa, regado
pela ignorancia e o acoite do feitor que controla os marionetes... neh
verdade?! Como eu nao tenho que provar nada, meu credit card ta graduado de
MESTRE - na real - e cresci na rua gingando Capoeira... graduei minha vida
Capoeira pelo mundo afora, respeito a tradicao de Palmares e exalto Zumbi (os
ideias revolucionarios) como meu, digamos simbolo de luta, que pode ser
"tradicionalmente" aclamado de... mestre?? Ou seria... (Olohun?) ??
Eh tradicao e contradicao tem muita na nossa vida Capoeira. Muito bla-bla-bla e
pouca acao pra exaltar a verdadeira luta de Capoeira que nasceu pra libertar
escravo... - CBC... deviam graduar era o salario minimo em vez de dar medalinha
sem valor pra quem eh campeao (?) de... (campeao de que mesmo... MISERIA E
IGNORANCIA??!)
Zumbi que o diga meu rei...!!!

Na AU ja falei pros meus "filhos/as" que ate segunda ordem o Atabaque nao vai
ser usado na Roda da JC'S. A nao ser no Samba de Roda em dia de festa. Ou, na
Roda, se for brasileiro acreditado por mim. Questao de respeito e tradicao...
pois afinal de contas, apesar de tocar o didgeridoo... nao sou aborigene e
respeito as tradicoes deles aqui. Como a "tradicao" da AU invadida foi de nao
respeitar ninguem... bom... a historia do ser humano nos encanta... ahahaah!
Tem muito o que fazer e desfazer... e tradicao, feito dinosauro, Roma e
Babilonia... nasce cresce e morre... na Terra tudo se transforma... ou
dependendo da ocasiao, da comodidade, nego diz que isso e aquilo EH tradicao.
Engole osso pensando que eh file quem quer em 2000. A comunicacao ta ai pra
quem quer educar e evoluir a vida social e o espirito.

To satisfeito com o prato feito (bem feito) da Capoeira de Rua. Nao pratico
Makulele na minha Roda. Nao fazia quando era moleque. Acho que eh uma boa forma
de terapia e ajuda na coordenacao motora, serve pra um bom show "exotico".
Explico pro meu pessoal que Makulele assim como outros rituais do genero, danca
do fogo, puxada de rede, etc folclorico foram introduzidos no repertorio da
Capoeira Regional e suas variacoes na BA. Mas, se me permite a pergunta, Bimba
fazia Makulele e Puxada de Rede na academia dele? O que eh Regional...???
Angola???
<<<<Bateria da JC’S tem 2 Pandeiros.
FB=( Eu só e somento só uso pandeiros de couro. Aqui é regra...e aí???) >>>
JC- Sera que pandeiro de couro na Capoeira eh tradicao mesmo? Pandeiro de
couro... abusar de animal... cultura da AU 2000 proteje e respeita o meio
ambiente... fazer o que JC?! Respeito a tradicao do Mestre Servico de Imigracao
& Servico Publico do meio ambiente. E se nao tem couro pra cobrir o pandeiro...
- da chuva? Quem nao tem cao em Palmares, caca com... "cobra" (?) ou gato? Ou
morre de fome?! No BR agora pode usar plastico na tradicao da escola de samba
durante o carnaval de rua. Capoeira, se diz que seque tradicao porque nao usa
Berimbau com tripa ou cipo? Porque usa o arame industrial?? Capoeirista
tradicional, porque usa telefone e fax? Porque pega onibus e trem? Porque nao
prova que eh "tradicional" & escreve na arreia em vez de usar caneta... e
teclado??
Quer saber, cada um faz o que quer com essas invencoes de tradicao. Quando eu
toco na Roda da orquestra sinfonica eu tenho que usar gravata. Uso e respeito o
ritual - eh meu trabalho. Mas eu adoro o pe no chao... perto da mae natureza...
mandingando. Ser "angoleiro" eh ser tradicional... (??) Do que?? Tendo que usar
sapatinho de bailarino/a... - obrigatorio??? Claro que isso eh funcional. Fazer
media pro ioio (feitor) que diz que nego de pe no chao eh ladrao. Mas o seo ACM
e Collors FHC Maluf da vida (da morte) tao calcados e bem perfumados e nao
passam de... LIXO - ??? Quer saber, sou filho da natureza e se faz calor to de
pe no chao... se faz frio ponho sapato... pra que fazer que nem milico
(marionete) que tem que fazer o que o General mando??! Capoeira, no meu
Quilombo, eh coisa que vem da terra... organica... preciso tocar no chao pra
receber minha inspiracao! Jogo de sapato e pe no chao, com camisa e sem, de
calca e calcao... depende da situacao, do clima. Depende do que
incorporar...!!!!!!!!
Mas, acima de tudo, pratico o respeito ao proximo. Respeito a tradicao da casa
dos outros. E quero ser respeitado. Roda, na vida... cada um eh cada um... e
cada macaco no seu galho... respeite o galho dos outros!!!! Quando vou na casa
dos outros... japones... olho primeiro pra saber como eles fazem a cama e mesa.
Pra que ser radical?! O mundo nao eh todo igual e quem convence a grego e
troiana que Capoeira so tem uma cor e sabor?!!
Tradicao na real eh nao faltar com respeito ao toque e chamada do Mestre GUNGA!
<<<Atabaque podera ser utilizado no Samba-de-Roda em Roda-de-Festa. No Jogo de
Angola não bate palma
FB=( nem aqui...este é angoleiro mesmo...heheheh já vi de tudo angola com palma
de bimba, com palma de ijexá, com duas e com uma palma...pode??? hehehehe). >>>
JC- Agradeco o elogio. Apesar de estar na linha do trem que corre se arrastando
no chao me considero sobretudo um MANDIGUEIRO - que tambem pode ser rotulado de
"angoleiro" - + nao nasci em Angola nem proclamo que sou filho de (invencao
esportiva?!) ME. PASTINHA. Nao bate palma no jogo de angola pois feito em
outros rituais... por ex, na hora que o padre da a ostia na missa, tem que se
concentrar e meditar. Se bater palma nessa hora da indigestao.
<<<<<Não existe compra de Jogo sem pedir permissão ao mestre (Gunga).
FB=( O que tu chama de permissão??? Se benzer ou ir simplesmente ao pé do
berimbau. Aqui, se >>>> nào adianta se benzer...aí é pau pereira..hehehe de
qualquer forma, todo jogo começa e termina no pé do berimbau...mesmo o
compra-compra a um zilhão por hora, o camarada tem que sair do pé do berimbau ,
há Grupos aí que os caras caem de para quedas na roda e compram de qualquer
lugar, acho uma falta de respeito... >>>
JC- Pedir ao Gunga eh se anunciar com educacao que vai entrar na Roda ou quer
comprar o Jogo. Eh Ordem e Progresso social. Nao pratico sinal de cruz. Nao sou
confessante da tradicao - ou eh TRAiCAO ... de Judas??!! Tem gente que sabe o
"sinal" que faz, aonde, e o que colhe da "cruz" (do feitor?!) que exalta... -
outros... ** Fazer o que Galileu... a Terra eh Redonda!!! Iee da volta ao mundo
camara!!
Coisa de mal educado e capoeirista sem fundamento, que entra na Roda do jeito
que quer, sem respeito ao ritual e ao proximo. Na minha Roda/Ritual pode
comprar quando pede ao Gunga no toque de Sao Bento... isso se o Mestre dizer
que sim. Imagina so, falo sempre pro pessoal se ligar em quem atropela todo
mundo entrando na roda... feito comida fast-food... pergunto: eh assim que tu
namora??? Eh assim que tu faz amor??? Cade a malandragem... o namoro... o
dialogo... o ritual??? Pra que pressa? Esse tipo de atitude eh falta de pai e
mae dando exemplo... de ignorancia e desrespeito ao proximo e ao Ritual
Capoeira!
<<<<<Toque de Angola: Ginga malandrada (mandinga + malícia)
FB=( mandinga + malícia é = a quê? Um feiticeiro astuto? ) .>>>
JC- Ginga malandrada eh ginga de quem navega no balanco dum navio negreiro, e
escorrega no Axe' de um bom raggae e samba de morro aforrozado. Essa Ginga eh o
contrario de quem ginga duro e vira copia de cortejo de militar. Ginga de cara
dura e emburrada... parecendo um armario duro... oche pra la... eu curto mesmo
eh um bom molejo, com aquele sorriso do "curinga" do Batman... - sacou cobra
coral!!!!??
Feitico... eh Besouro Manganga tambem eh tradicao de Bimba e Pastinha... mas,
quem segue esse ritual??! Nao desacredito em feitico mas... ate Besouro ia cair
no Raio X se tivesse que operar uma lesao em 2000...!!!!
<<<<Rasteira e Tombo fintado. Jogo de contato. Chamadas
FB= ( o que é? tombo fintado). Chamadas( quantas , quais tu usas e com que
significado? ). >>>
JC- Tombo fintado eh resposta pra situacao - pra chamada de cheque mate na
Rasteira que foi apontada. Tambem eh mandinga de quem faz de conta que levou
mas... nem tudo o que reluz eh ouro camara!!! Tem "bebado" que ta mais sobrio
que vagal que bebe (se droga) com Coca-cola... e pensa que eh malandro ou
esperto -?!
Esse assunto de Chamada varia de regiao pra regiao... de malandro pra
malandro... depende da situacao e da criatividade do Mandigueiro. Eu aprendi
varias, com varios mestres, inclusive o Leopoldina diz que tem 12... 6
amigaveis e 6 nao amigaveis... outros falam outra coisa (inventam). Fica a
gosto do fregues o que faz pra "chamar a atencao" na hora que o "canibal" (como
descrevi no meu livro $lave Ritual) convida vc pra comer... - ou virar comida!!
Tem que ta ligado em quem chama e em quem responde. Tem que aprender a dizer
sim e nao pra responder chamada... senao vira OTARIO na mesa do seu FHC!!!!!!!!!
<<<Floreio marcial
FB=( O que é floreio marcial ? ). >>>
JC- Floreio Marcial eh um jogo de cima, golpes giratorios, saltados e com
conotacao de defesa pessoal - num jogo de dentro. Floreio no palco em dia de
show nao eh assim, eh mais acrobatico e correografado - um jogo de fora.
<<<<Toque de Yuna: Jogo “terapia”. Floreio solo. Entra na Roda girando no
sentido do relógio
FB=( por que não no anti-horário??? quer desvincular o giro do candomblé ou
tuas rodas não tem nenhuma energiazinha???hehehe ). >>>
JC- Ja falei... o pessoal aqui nao sabe (respira) de Candomble... nao da pra
forcar a barra. E alem do que eu faco isso so pra organizar o Ritual (a
terapia) pois do "contrario" - well, FICA a maior zona!! Na AU... o transito
funciona bem com a energia da Ordem e Progresso Social que vinculam nas Ruas...
Ieexuu!!
<<<Santa Maria (Guerrilha – Capoeira Digital. “Navalha Digital”
FB= ( o que é capoeira digital??? Não vale responder que não é aquela capoeira
analógica )>>>>( Qual Santa Maria tu usas??? )>>> ( o que é navalha digital???
Tu usas jogo de navalha??? Tu acha que alguém botava navalha no pé pra jogar???
) >>>>
JC- Toque de Santa Maria mais usado. A navalha que eu uso ta na mao/dedos.
Capoeira Digital eh ZUMBI comandando Palmares usando o que o sistema
(computarizado) tem de bom e do melhor... pra poder se libertar e educar a
nacao BR. A navalha digital tem mais poder que a de aco... imagina vc levando
um corte no teu credit card??? Claro que uso navalha... nao escrevo em
arreia... sacou?! Ja escrevi ( numa gingada ao Mao Branca - la no meu livro
Internet) o que se faz com a Capoeira Digital... se quiser derrubar a Babilonia
Sys$tem numa rasteira digital... mandinga e la vai Torre de Babel descendo ao
toque do SEND e feitor (FHC) levando missel na cabeca no QG da corrupcao
central de BSB. Navalha em 2000 eh outra tradicao. Lampiao e Che tb aprovaria o
jogo, duvidas?!
Se alguem usava navalha no pe pra jogar na Roda eu nunca vi, ouvi falar sobre
isso... mas, meu avo me falava do curupira da selva... tambem nunca vi... entao
eu contava pra Marina bebe antes de dormir estas... tradicoes... que fazem a
gente sonhar... e ate dormir bem... ahahaha.... nunca usei navalha no pe... mas
vi gente por aqui (...) fazendo batizado dizendo pro publico (e mestres) (e
outros) que isso eh tradicao da Capoeira. Ate ai tudo bem... se a faca fosse de
verdade e pudesse cortar o "peixe" (??) na real... mas... o negocio era de
plastico... ahahahhah... e ainda saiu voando do pe de um (graduando?!) e quase
pegando na cabeca da plateia... eh Ze mane... isso tudo existe no sitio do pica
pau amarelo... !!!!!!! Se navalha digital nao existe... porque vagabundo se
coca na hora que chega a conta do banco???? Otario (rezo esse pai nosso todo
dia na JC'S) eh aquele que nao quer ve a realidade 2000 e malandro nao eh
vagabundo que trabalha pros outros *(ta por ai esse que chamou a galera da CBC
outro dia no pe da cruz... ). Malandro, no meu menu e dicionario, trabalha pra
si e curte pelos outros que nao tem tempo de viver e gingar a vida que eh
curta. VC (capoeira) eh que escolhe que "navalha" quer SER/ESTAR na Roda, na
vida!!!!!!
<<<<Toque de Samba-de-Roda. Jogo solto e improvisado. Malandrando a ginga
disfarça o jogo (golpes) de guerra com Malícia e Mandinga. Compra individual e
de dupla. Bate Palma.
FB=( Jogo de capoeira em toque de samba de roda? ) >>>>
JC- Como sempre tem "estoria" na Roda... e tradicao... invencao... eu falo aqui
que os "nego" tavam na zensala fazendo de conta que dancavam um "raggae" pro
feitor (otario) ficar na dele pensando que eles tavam so dancando... o berimbau
imita o toque do samba... e que a gente faz de conta que ta sambando mas por
detras da tela... essa digital?? ... tem sempre um porque pra cada praque do
molejo de corpo... quem samba no pe... joga bola REI Pele... e mandinga na
Vida... se deu bem esse malandro... - sacou?! Tenho uma variacao pra este toque
pra dia de festa.

Fabinho, Rod@... aceito sugestao, critica e mais farinha (com agua) no
feijao!!!!!

Axe' pra vc/s!!

JERÔNIMO CAPOEIRA - Capoeirista Profissional (Mestre/Master)
Bondi Beach AU Capoeira School
ROD@ VIRTUAL www.users.bigpond.com/SS.Jeronimo