[Cevcapo-L] Re:[Cevcapo-L] Re: Re:Me. Neguinho @ Pergunta sobre ética -

To: cevcapo-l@xxxxxxxxxx
Subject: [Cevcapo-L] Re:[Cevcapo-L] Re: Re:Me. Neguinho @ Pergunta sobre ética - Capoeira no ssa fil osofia @
From: "andreluo"<andreluo@xxxxxxxxxx>
Date: Fri, 9 Nov 2001 01:39:17 -0200
Mestre Cigana, caro JC, e amigos da roda virtual, tudo
bem?
Posso comprar este jogo, só de passagem?
Meu nome é André, sou professor de Capoeira em cursos de
graduacao em Educacao Física e pratico capoeira desde
1979, primeiro com o Mestre Aberrê (in memorium) da
Freguisia do Ó, São Paulo, e hoje sou aluno do Mestre
Gladson. Já me manisfestei em outros momentos e gostaria
de voltar a faze-lo.
Primeiro, nao esqueçam nunca que 'capoeira', nao existe.
O que existe são pessoas que fazem uma pratica da
cultura corporal de movimento, que tem uma história, um
local de nascimento, motivos para ter surgido, etc. Esta
forma de cultura, a qual chamamos de capoeira, sempre
tem uma maneira de se manifestar: ou se canta, se toca,
se joga, se luta, se brinca, se agride, se escreve, se
ensina ou se aprende. Mas sempre deve haver um sujeito,
de carne e osso, com uma intencionalidade para fazer
esta manisfestacao conhecida por capoeira. Por isso, nao
devemos dar vida propria a ela: a capoeira faz isso, ou
aquilo, foi assim na epoca de Bimba/Pastinha e hoje ela
é assado, ou na escravidao era tal. Lembrem: tem um
sujeito que a fez ou faz assim. E é este sujeito
que "quer", nao a capoeira.
Segundo, "ética", "moral", etimologicamente, se
equivalem: no grego e no latim, ambas querem dizer
costumes, tradições. Para nos e hoje em dia, ética e
moral se referem ao conjunto de tradiçoes e costumes que
um certo povo (olha aí as pessoas de novo!) controe para
si como maneira de se bem viver e relacionar. Se for por
aí, penso que nunca se ira criar um código de ética para
os capoeiristas: quem ira impor? em que circustancia? em
que momento? quem ira determinar? Por outro lado,
particularmente sou avesso ao esporte, e acho que fazer
a capoeira como mais uma modalidade esportiva -
lembrando que 'esporte'sao aquelas manifestacoes de
cultura corporal de movimento que envolvem competiçao,
regras, arbitragem, etc -, no intuito de engrandece-la,
visando uma inclusão em Jogos Olímpicos, exportando-a
aos quatro cantos do mundo e com isto dar à nossa amada
capoeira um status maior, um certo requinte burgues ...,
penso nao ser necessario: ela já tem em si, todo valor,
prestigio e importancia necessaria! Basta rever sua
historia. Mas, um ponto a favor da competicao em
capoeira ou capoeira esporte: nos capeonatos que
presenciei e participei, nunca se degladiava e acabava-
se com a festa dos outros como se faz, gratuitamente, em
quase todos os batizados e rodas de rua que se ve por
aí! Nao se fura a fila, passa-se na frente dos outros
para jogar, nao se bate em quem nao tem condicoes para o
jogo ou se é iniciante. Em fim, no esporte, existe
regras e um código de etica para se seguir, existe
moral. Será que me fiz claro?
Terceiro e último: o que acham disto: