[cevbasq] Fw: POR QUE PARTICIPAR DA REUNIÃO DE FORMAÇÃO DA AGABAS?

Alcir Magalhães alcirmf em terra.com.br
Segunda Março 3 12:26:15 BRT 2008

Conhecer
From: Carlos Alex Soares
To: carlosalexmartins em gmail.com
Sent: Sunday, March 02, 2008 11:24 PM
Subject: POR QUE PARTICIPAR DA REUNIÃO DE FORMAÇÃO DA AGABAS?

Pessoal,

o meu motivo ficará claro no que relato que faço a seguir.

Eu vivo o basquete há quase 30 anos (como atleta, estudante de EF, pesquisador, árbitro da FGB e técnico) e nesse período, duas coisas são marcantes para mim: o momento que a FUnBa (lembram do time, lá de Bagé?) encerrou as atividades em maio de 1987 por falta de patrocinador e o ano de 2006, quando a FGB me cobrou valores indevidos e cancelou os jogos do clube que represento. Sei que a cobrança não partiu da presidência, mas a FGB não é só a presidência, é a AGOB e principalmente os funcionários que dão o suporte para a presidência e diretoria. Até hoje, mesmo errados, não reconhecem que me devolveram um cheque pago em julho de 2005, entre os valores que cobravam em outubro de 2006 e que minha equipe não terminou o estadual por pouco mais de cem reais!!!! Mesmo depositando R$ 2.000,00 em 30/10/2006. Enrolaram até não termos mais datas. Não posso omitir o apoio inicial do Carlinhos para constituitr o PBC e integrá-lo a FGB em 2005. Também não posso omitir o desrespeito de parte significativa das equipes de arbitragem, alguns arbitros/árbitras nacionais, outros inexperientes no basquete - arbitram como forma de aumentar a renda.

Em 2007, parte dos 20 moleques que treinam no PBC não participaram do campeonato estadual pela dificuldade de obter patrocínadores, muito em função de não chegar ao fim no ano anterior e não ter tido jogos da categoria infanto aqui. Além do meu problema, tem os clubes que jogaram contra o PBC, realizaram despesas e no final foram prejudicados pela retirada errada, unilateral e equivocada do PBC da competição.

Hoje, o que me motiva é minha experiência na organização de eventos de basquete. Aprendi que com pouco mais de R$ 100,00 se paga para a arbitragem a mesma taxa que a AGOB paga. Aprendi que se faz mais jogos integrando as equipes, sem onerá-las com anuidade e taxas que chegam a R$ 300,00 por jogo. Isso é absurdo!!!!! Eu trago árbitros à Pelotas, os hospedo no Curi Palace e gasto, com 6 jogos, alimentação e transporte pouco mais de R$ 1.200,00. Cada jogo sai por R$ 200,00 - e rateado, sai por R$ 100,00 - enquanto os R$ 300,00 que citei é só minha parte em um jogo, ou seja, um jogo masculino, categoria de base (15 anos no mínimo) não sai por menos de R$ 600,00 na FGB (claro, se o fax que eu recebo contém os mesmos valores do outro clube, se ambos pagamos a mesma taxa).

Somando tudo isso, fica muito difícil fazer basquete dessa forma. Ainda tem as questões das seleções: Em 2006 o PBC teve o destaque (o cestinha cadete) e no ano seguinte o moleque nem foi convocado entre os 24 melhores da própria idade. É outro absurdo!!! Parece que as seleções pertencem ao técnico escolhido e não ao RS e este dá prioridade aos atletas do próprio clube - basta ver as relações das últimas seleções.

Então minha motivação é fazer mais basquete, por um custo muito menor, com qualidade, divulgando, massificando o esporte no RS, não deixando aquela sensação de perda que citei, de abandono e de não ter onde ir para jogar basquete na molecada. Fazer o basquete em Pelotas e levar Pelotas pelo estado, contribuir na formação dos meus atletas como homens (a partir deste ano também como mulheres) e abrir as oportunidades que puder fora do RS após terminarem o ensino médio.

São essas coisas que me motivaram estar nas reuniões da AGABAS e me surpreendi com os que ali estavam presentes. Esse é o momento em que estamos aptos a reconstruir o basquete no RS. Sem afrontar a FGB. Não é esse nosso objetivo. O objetivo é mostrar que parte nos motivam individualmente, também sáo inquietações de outras pessoas, outros clubes. Penso que juntos:
  a.. construíremos uma Associação Gaúcha de Basquete burocratizada no limite das necessidades;
  b.. eficiente em sua missão de massificar e qualificada na construção de competições capazes de atender todos os associados sem custos absurdos;
  c.. responsável na representatividade que conquistar pelo trabalho e pela coragem de reconhecer que é preciso profissionalizar a administração do desporto para alcançarmos nossos objetivos.
É como no jogo: as habilidades individuais farão as conquistas da equipe. Ninguém vence no basquete sozinho.

Espero encontrar todos os apaixonados pelo basquete no RS no próximo sábado. Ótima semana para todos. Fico na escuta...

Carlos Alex Soares
Prof. de Educação Física
Técnico de Basketball
carlosalexsoares em gmail.com
www.carlosalex.pbc2005.esp.br
Pelotas-RS

Abaixo e-mail do Danilo Vaz Couto chamando para a reunião do dia 08/03/2007, as 9h30min, no Geraldo Santana.

REUNIÃO DA AGABAS

 (Associação Gaúcha de Basquetebol)

            Dia 08 de março/2008, com início as 09:30h., no Clube do Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana, Rua Luiz de Camões, 337, Bairro Santo Antônio, Porto Alegre, estará acontecendo mais uma reunião da AGABAS, visando formatar a competição que será realizada no decorrer deste ano. Além disto, outros assuntos importantes estarão sendo tratados pelos presentes, bem como a escolha do Presidente e sua diretoria. Sua presença é importante neste momento em que o basquetebol é deixado de lado em favor de vantagens que não cabe neste momento expor. Se quisermos uma competição a nível estadual com mais jogos, com custos menores dos que os aplicados hoje pela Federação Gaúcha, a hora de unir forças é agora. A princípio todos aqueles que fizerem se representar, nesta reunião estarão automaticamente participando das competições em todas as categorias. Portanto, se você conhece representantes de escolas, clubes ou entidades que trabalham com basquetebol, e tenham interesse em fazer parte desta Associação, convide, traga junto com você, nossa intenção é salvar o basquetebol iniciando pelas categorias de base, ver este esporte crescer, sem demagogias, sem usurpar o bolso e a capacidade de ninguém. Esperamos você e seus amigos dia 08/03. Informações pelos telefones: (51) 9189.4614 ou 3428.5203. E-mail: dvazcouto9 em hotmail.com

Um abraço, Danilo Couto