[cevbasq] Re: [cevefesc] basquete e os desafios da ef

Carlos Alex Soares carlosalex em brturbo.com.br
Domingo Março 12 15:44:19 BRT 2006

Olá Suzana,

tudo bem contigo?

Depende inicialmente do nível técnico dos teus atletas. Alguns livros - bons livros - e sites para definires o caminho que seguirás:

DAIUTO, Moacir. Basquete; metodologia do ensino. 6ª ed. São Paulo: Hemus,  1991.
FERREIRA, Aluísio Elias Xavier & ROSE JR., Dante de. Basquetebol: técnicas e táticas; uma abordagem didático-pedagógica. Sâo Paulo: EPU, 1987.
STÖCKER, Gerhard. Basquetebol; sua prática na escola e no lazer. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1983.
ALMEIDA, Marcos Bezerra de. Basquetebol; iniciação. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

No site da Sprint tem 4 indicações (uma está acima)... Eu olharia os quatro. https://ssl02.infolink.com.br/sprint.com.br/sessoes.asp?item=10&Categoria=30

Entra no submarino e digita "basquete". aparecem alguns livros, entre eles os do Walter Carvalho e do Milton Ferreira Coutinho.

Baloncesto Formativo é excelente!!! Tem uma apostila magnífica sobre o trabalho com o basquete. http://www.baloncestoformativo.com.ar/

JGBasket também é muito bom... http://www.jgbasket.com/ejercicios_baloncesto.htm

Recomendo que no mirim e no infantil seja trabalhado somente os fundamentos, não ter jogadas. Assim, o aluno/atleta será capaz de realizar um jogo eficiente sem bola, com passes, cortes, backdoor, etc. No juvenil, algumas jogadas ou movimentações tradicionais ajudam muito no âmbito escolar.

Tem muitos sites mais... É só pesquisar na rede ou querendo mais informações, pedí-las.

Fico na escuta...

Carlos Alex Soares
Pelotas-RS
Administrador da Lista CEVBASQ