[cevbasq] Esporte diminui repetência em escolas públicas

Carlos Alex Soares carlosalex em brturbo.com.br
Segunda Março 28 23:35:26 BRT 2005



Esporte diminui repetência em escolas públicas
Karina Costa 


O Instituto Alpargatas junto com os professores de educação física das escolas públicas de Santa Rita, na Paraíba, vêm transformando a realidade dos alunos de ensino fundamental. Através do programa "Educação por meio do Esporte", conseguiram diminuir a reprovação nas escolas e aumentar o índice de desenvolvimento humano (IDH).

Ao invés de uma simples aula de educação física, os professores passaram a usar jogos esportivos e cooperativos, dança, caminhada, expressão corporal e poesia de forma lúdica. Além disso, alguns dos jogos envolvem as disciplinas escolares nas atividades propostas de forma a trabalhar a multidisciplinaridade.

      Divulgação
      
     
     
"Após a implantação, avaliamos que a motivação e o interesse dos alunos em todas as disciplinas aumentaram, ocasionando a diminuição no índice de reprovação nas escolas", conta José Berivaldo Torres Araújo, diretor executivo do Instituto Alpargatas.

Atentos aos problemas referentes à educação, o instituto desenvolvera o chamado "Concurso de Projetos de Instrumentos Didático-Pedagógicos", onde os próprios professores de educação física deveriam propor medidas para melhoria da qualidade de suas aulas. 

Nesta ação, foram envolvidas 20 escolas de ensino fundamental. Dos projetos enviados, dois foram escolhidos e implantados como programa piloto nas escolas atingindo cerca de 20 mil alunos.

     Divulgação
     

      
Com os resultados positivos, os demais projetos desenvolvidos pelos professores também foram implantados nas escolas num programa denominado "A Hora do Projeto". A proposta é promover o intercâmbio escolar, a prática da multidisciplinaridade e a diversidade nas ações dessas escolas.

Outros indicadores de que o projeto está, de fato, atingindo os alunos das comunidades de forma positiva, fez com que o instituto disseminasse esta metodologia em outras escolas, vizinhas às fábricas da empresa Alpargatas, fundadora do instituto.

"Já estamos atendendo quatro escolas públicas de ensino fundamental e médio em Natal (RN) e João Pessoa (PB)," conta Araújo. "Adaptamos o projeto de acordo com a realidade cultural e social do município a ser aplicado," concluiu.

Profº  Almir Adolfo Gruhn
Profissional Registrado CREF 000001-G/PR
Celular.: (0xx45) 9975-1208
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://listas.cev.org.br/pipermail/cevbasq/attachments/20050328/6c7abda2/attachment.html


Mais detalhes sobre a lista de discussão cevbasq

© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.