[cevbasq] ARY VIDAL A LENDA VIVA

Carlos Alex Soares carlosalex em brturbo.com.br
Segunda Março 28 22:57:51 BRT 2005

Pessoal, Alcir,

o prof. Ary Vidal é único. Como técnico do Corinthians de Santa Cruz do Sul ele era a estrela maior da equipe, independente do jogador que estivesse em quadra na sua equipe ou na adversária. Eu mesmo viajei inúmeras vezes de Pelotas a Santa Cruz só para ver o Corinthians e seu estilo e, de quebra, "filar" um treininho aqui, outro ali.

Em 1995, então acadêmico de Educação Física, resolvi abraçar a idéia de trazê-lo na nossa semana acadêmica, idéia que assustava os colegas pela envergadura do profissional e do possível prolabore que ele pediria. Fui a Santa Cruz convidá-lo pessoalmente e acertar os detalhes da viagem a Pelotas. Quando falei em pro-labore ele me perguntou quem era o patrocinador do evento e eu disse que não tínhamos ninguém, que pretendíamos remunerá-lo com o que arrecadássemos. Ele me falou que qualquer quantia serviria e no final do curso, quando fui entregar-lhe sua parte ele a pegou, dobrou as notas e guardou no bolso, sem coferir. Isso, pra mim, foi de uma grandeza de espírito que sempre que posso gosto de lembrar, pois tivemos pessoas, conhecidas também mas sem a mesma envergadura, que pediram acesso as listas de freqüência do curso. Ele não, além de nos passar seu conhecimento, de contar-nos coisas do basquete e do mundo esportivo, valoroizou um evento organizado por estudantes. Tenho fotos desse evento e minha única mágoa é que os professores que trabalhavam com o basquete na cidade não compareceram... E depois querem saber os motivos que o basquete não vinga neste solo...

Também conheço o Larralde, o tal manager do Unitri. Quando eu era guri ele treinava a equipe de Rio Grande, na época denominada Ipiranga. Depois quando já arbitrava ele estava a frente da administração esportiva do Corinthians. quando eu fui técnico da seleção gaúcha universitária ele me abriu as portas do Corinthians para treinar a seleção, para hospedar os atletas.

Portanto, o projeto da Unitri não teria como dar errado, pois foram escolhidas as pessoas capacitadas e conhecedoras do basquete brasileiro para alicerçar o terreno.

Repasse um grande abraço ao professor Ary Vidal, que deveria estar no comando da Seleção Brasileira. Se não pode por problemas de saúde, deveria ser um consultor como Zagalo é na seleção de futebol. Ele é respeitado nos ginásios amercianos e aqui é a primeira vez que vejo falarem da sua importância para o esporte nacional.

Fico na escuta...

Carlos Alex Martins Soares
carlosalex em brturbo.com.br
Pelotas-RS