[cevbasq] Fw: SERÁ QUE ESTÁ TUDO AS MIL MARAVILHAS NAS DEMAIS FE DERAÇÕES ??

Alcir alcirmf em terra.com.br
Sábado Março 26 01:10:43 BRT 2005




AO

CLIPPING DO BASQUETE 

Prezado Medalha, 

A minha maior angustia é ver o basquete brasileiro nesta situação de DOENTE TERMINAL, quando poderia estar em uma situação privilegiada e se está da forma que está, somente encontro uma explicação, o modelo atual de  gestão não é o mais adequado para gerir o basquete brasileiro, haja visto os últimos resultados.

Tenho conversado com muita gente,  afinal participo de um veiculo que tem quase 4.000 pessoas e o que mais escuto é que o basquete brasileiro ou muda ou morre.

Todos devem ter o pleno conhecimento para que o  basquete mude  da forma que se deseja,  precisa que haja  mudança na direção da CBB, todos sabem também para que esta mudança aconteça existe um processo eleitoral e maio que definirá se ela acontecerá ou não.

Cabe ressaltar que o colégio eleitoral que definirá quem será o   novo presidente da CBB não representa 1% do numero total do publico do basquete brasileiro, mas querendo ou não,   apesar dos índices a responsabilidade esta nas mãos dos 27 presidentes de federação e a nós somente cabe depositar nossa confiança na consciência de voto desses senhores.  

Caso a  eleição fosse decidida por todos os seguimentos do basquete brasileiro , certamente nem eu e nem a maioria das pessoas que amam este esporte ,  estariam preocupados com a sua mudança, pq  seria um processo natural e a situação não teria a mínima chance de reeleição,  mas não é dessa forma que as coisas acontecem.

Outra grande angustia não somente minha, mas de todos os profissionais que entendem que o  basquete deva estar acima dos interesses pessoais e políticos é  quando se escuta :     VOTO PELO LADO AFETIVO ",  apesar de saber que isto ainda existe, eu não posso acreditar que diante de um momento critico como este que o basquete atravessa, em plena crise, exista   dirigentes conscientes, profissionais e responsáveis que votem de forma passional e amadora, considero isto a maior agressão que o basquete brasileiro possa vir sofrer nas eleições de maio, cada um com seu cada um.

Não sou dono da verdade e nem tenho objetivo de  crucificar quem quer que seja ou administrações,  quando escrevo procuro avaliar o cenário de forma fria e profissional, o sucesso de qualquer administração esta na melhor forma do administrador  encontrar o  ponto de equilíbrio entre o negativo e positivo, nem sempre fácil de conseguir, pq  envolve um conjunto de fatores, que passa por formação acadêmica de quem gere o negocio, equipe de  executivos que fazem parte e gerem o negocio,  experiência no negocio que gere, perfil gerencial, experiência política de gestão do negocio, poder de liderança, poder de conciliação, determinação, capacidade de superação e conhecer o mais importante de todo este processo que é planejamento. 

Quando uma empresa adota  faz o seu planejamento e adota um modelo  de gestão  por resultados, seus executivos ao assumirem sabem que a falta deles, resultados significa mudança de pessoas, esta eleição para presidente da CBB não deve ser encarada de forma diferente, ainda mais  quando se fala em uma administração profissional do basquete brasileiro, se a atual administração não esta apresentando resultados acho que a troca dos seus executivos deve ser encaradas como uma coisa normal e colocar pessoas que se adequem melhor para reverter a situação de falta de resultados, mas parece que a necessidade de se eternizar nos cargos diretivos do esporte  parecem coisa da nossa cultura esportiva, os dirigentes quererem se perpetuar, somente esquecem que depois de anos sem oxigenação, reciclagem  e mudanças de pessoas as pesquisas mostram que a decadência das administrações são inevitáveis.

Sinceramente não vejo demérito nenhum à qualquer  administrador não consegue atingir as metas que lhe foram impostas, entretanto considero uma irresponsabilidade do administrador que mesmo sabendo que não tem condições de atingir as metas ou mesmo mudar uma situação de falta de resultados,  queira permanecer em qualquer cargo, pq ai realmente estará sendo nocivo ao negocio que administra.

Medalha, não acredito que a CBB antecipe  as eleições, até pq o momento não é  dos mais propícios para situação correr risco e expor ao publico do basquete brasileiro, aqueles que vão votar ratificando a satisfação com a atual situação que se encontra o basquete brasileiro e como tenho a plena confiança no profissionalismo dos  presidentes da maioria das federações, a derrota da situação seria inevitável, como acho que a derrota virá em maio é uma questão de tempo, vamos avaliar quem será o presidente de federação que vai querer se expor não somente ao basquete, mas ao esporte do país,que esta satisfeito com a situação atual do nosso esporte . 

Vejo que o papel da imprensa de suma importância  e decisivo não somente durante o processo de eleição, mas no próprio dia da eleição.

Espero que toda a imprensa esteja presente  no local de votação para identificar e divulgar, isto lógico se a votação for aberta e não secreta, para todo país aqueles que lutaram pela mudança do basquete brasileiro e aqueles que demonstrarão sua satisfação com atual situação, de forma, que as futuras cobranças não recaiam somente sobre a CBB mas sobre todos os que o elegeram.

Medalha não vejo como a atual administração possa permanecer no comando do basquete brasileiro depois de maio e muito menos se permanecer possa provocar mudanças substanciais, não pq seus executivos não sejam  competentes, mas pelo desgaste que a administração destes sofreu durantes estes anos e mais acentuada nessas ultimas semanas, ou seja, não terão a credibilidade suficiente . 


Medalha, até acredito no que vc diz em seu documento :"Porem, sabemos que alguns ainda mantém um lado afetivo que deve estar pesando na consciência deles, com certeza" entretanto não aceito que um presidente de federação que tem a responsabilidade de gerir o basquete de um estado dê o seu voto de uma forma que não seja consciente e profissional, eu acredito que neste momento de crise do basquete brasileiro quem o ame possa votar de  forma passional ou afetiva, se isto acontecer é o principio do fim do basquete brasileiro e estes que votarem dessa forma serão responsabilizados por isto.




 Atenciosamente,
Alcir Magalhães Filho.
----- Original Message ----- 
From: Josemedalha em aol.com 
To: alcirmf em terra.com.br 
Sent: Friday, March 25, 2005 1:51 PM
Subject: Re: SERÁ QUE ESTÁ TUDO AS MIL MARAVILHAS NAS DEMAIS FE DERAÇÕES ??


Caro Alcir
Tenho percebido a sua angustia com relacao ao momento delicado que estamos vivendo hoje , as vesperas das mais importantes eleicoes do basquetebol brasileiro.
Ja percorri e visitei 15 estados, (veja release no site www.mudacbb.com.br) falando pessoalmente com cada um dos presidentes e entregando o meu plano de gestao (tb veiculado no site).
Hoje a situacao eh muito clara. Ja existe uma manifesta indignacao da grande maioria deles. De todos os que visitei, eu diria que apenas DOIS me disseram francamente. Hoje sou Grego , mas ainda temos muito tempo pela frente. Uma grande parte me garantiu que NAO VOTA NA SITUACAO, embora preferem nao falar publicamente. TODOS OS PRESIDENTES por mim visitados sabem que nao existe a menor chance de melhoria a persistir o comando atual do basquetebol brasileiro com o candidato da situacao. Porem, sabemos que alguns ainda mantem um lado afetivo que deve estar pesando na consciencia deles, com certeza.
De minha parte estou bastante animado com o resultado final. Tenho certeza que, mesmo antecipando as eleicoes, como parece que vai acontecer, ainda temos tempo para que ocorra uma mobilizacao por parte de tecnicos, dirigentes de clubes, arbitros, jornalistas, fazendo ver aos presidentes que cogitam pelo continuismo que o futuro do basquetebol brasileiro e muito importante, para que o lado afetivo prevaleca.
Ainda deverei percorrer os demais estados levando a mensagem da OPOSICAO, da ESPERANCA e do PEITO ABERTO , sem vinculo, nem compromisso, nem propostas indecorosas ou revanchistas, pois o que esta em jogo e o resgate do prestigio do nosso basquetebol.
Aproveito a oportunidade para desejar aos que recebem o CLIPPING  uma FELIZ PASCOA.


Jose Medalha
Coordenador de Ed. Fisica e Esporte da UNAERP- Campus Guaruja -
Fones (13) 33981030 - esc -
          (13) 81255811 - cel -
www.josemedalhabasketball.com 


--------------------------------------------------------------------------------
Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.
Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 25/03/2005 / Versão: 4.4.00 - Dat 4455
Proteja o seu e-mail Terra: http://mail.terra.com.br/ 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://listas.cev.org.br/pipermail/cevbasq/attachments/20050326/6e8844c5/attachment.html


Mais detalhes sobre a lista de discussão cevbasq

© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.