[cevbasq] Fw: LIGA UMA SOLUÇÃO PARA TODOS OS PROBLEMAS DO BASQUETE BRASILEIRO?

Alcir Magalhães alcirmf em terra.com.br
Segunda Março 21 21:13:53 BRT 2005


Ao

CLIPPING DO BASQUETE 

Respondendo aqueles que me escreveram querendo saber minha opinião se a criação da liga será a solução para todos os problemas do basquete brasileiro, eu respondo que não,  mas certamente é o primeiro passo para pelo menos mudar a situação caótica que se encontra os campeonatos brasileiros adultos masculinos , que ao meu ver é o grande espelho para as categorias de base.

Para se promover uma mudança global no basquete brasileiro, entendo que seja necessário uma reformulação  estrutural, conjuntural, técnica, mentalidade, postura profissional, ética, credibilidade, enfim uma serie de coisas que não acontecem de um dia para outro e leva tempo.

No meu entender  toda e qualquer mudança que se pretenda fazer hoje no basquete brasileiro,não necessariamente nesta ordem,  deve passar pelo basquete escolar,  categorias de base, associação de atletas,associação de  técnicos, dirigentes, estrutura do basquete nas federações e confederação, mudança de pessoas, política de esporte para o país e mais uma serie de itens que ficaria a noite inteira escrevendo.

Meu sentimento pessoal a recuperação do  basquete brasileiro começando hoje,  deve levar pelo menos 10 anos, envolve uma serie  processos que não acontecem de uma hora para outra, como por exemplo formação de novos atletas.

Se ficarmos fora de Pequim sinceramente não sei quanto tempo levará para o bico do avião do basquete brasileiro se arremeter.

Os especialistas dizem que hoje existem, 10 a 15 paises  no mundo em condições técnicas excelentes que não existiam no passado,  se eles nos passaram, considerando que estávamos na frente deles tecnicamente no passado, foi pq deixamos de crescer tecnicamente ,  este é um raciocínio lógico e razoável , eu pergunto e pq isto aconteceu?.

Acho que a instituição da liga foi de  suma importância para a profissionalização do basquete brasileiro, entretanto entendo que o seu sucesso estará na elaboração dos documentos que nortearão a liga, acho de grande importância que incluam itens como obrigação de contratos clubes x jogador, clubes x técnicos etc  de forma tornar a coisa profissional e não como acontece hoje contratos de gaveta sem qualquer valor legal.

Acho que a liga tem a obrigação de tornar o basquete adulto masculino uma profissão.



Atenciosamente,
Alcir Magalhães Filho.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://listas.cev.org.br/pipermail/cevbasq/attachments/20050321/422ec6cf/attachment.html


Mais detalhes sobre a lista de discussão cevbasq

© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.