Fw: En:Fw: COMENTÁRIO NO DIARIO DO BASQUETE

To: <"Undisclosed-Recipient:;"@marova.terra.com.br>
Subject: Fw: En:Fw: COMENTÁRIO NO DIARIO DO BASQUETE
From: "Alcir Magalhaes Filho" <alcirmf@xxxxxxxxxxxx>
Date: Mon, 10 Feb 2003 21:09:54 -0300

WORKSHOP

A alguns meses tenho presenciado constantes criticas sobre a arbitragem
efetuada por alguns profissionais de SP, criticas estas, efetuadas por vários
segmentos (técnicos, atletas, dirigentes, torcedores, imprensa e sites), não é
possível que todos estes segmentos estejam errados e somente os árbitros
estejam certos.
Realmente entendo que a CBB deva avaliar os motivos que estão levando a esta
insatisfação, muitas vezes de profissionais cuja as equipes venceram os jogos .
Acho que a CBB deva ter um conselho arbitral , com objetivo de avaliar a
situação e punir aqueles árbitros que possam vir tornar os jogos de basquete
futuramente em praças de guerra em vez de espetáculo.
As informações que estão vindo publico, a cada dia , vem aumentando em
progressões geométricas, aumentando o marketing negativo para o basquete,
tornando-o um produto não muito atrativo.
Vamos refletir sobre o cenário atual, como pode-se esperar que patrocinadores
procurem o basquete para investir diante de tudo que vem sendo publicado de
forma negativa na mídia ..
Outro assunto que vem tomando volume seja na imprensa, seja na Internet, é a
política da mordaça imposta pela CBB e aqui esta mais um exemplocom esta
declaração de um técnico ao jornal O GLOBO : - Eu não vouficar falando nada
porque não quero ser punido. A única coisa que me interessa é poder fazer meu
trabalho sem ser prejudicado".
Esta declaração é grave se avaliarmos o medo que esta sendo imposto pela CBB,
para que as pessoas fiquem calada.
O que me assusta nisto tudo, é que apesar de nos encontrarmos em plena
democracia, situações ditatoriais ainda persistam e o pior que dentro doesporte
.
Para constatar o que estou dizendo, basta ler o que vem sendo divulgado na
imprensa, sites, no próprio regulamento da CBB e agora com a entrevista do
Sr.Fontana no site da instituição quando diz :
"Ele pretende usar sua experiência para implantar as mudanças necessárias à
arbitragem brasileira. Seus principais objetivos são a realização de clínicas
em todo o país e a criação de uma punição mais rigorosa nos casos de
indisciplina contra a equipe de arbitragem dos jogos."
Acho que ele foi infeliz na sua declaração pq esta prejulgando profissionais
que vivem do basquete e adotando medidas punitivas de forma unilateral.
O Paulo Fernando foi feliz quando questiona sobre a punição para os árbitros
quando cometem os seus erros "...quero ver quando sairá umanota oficial da CBB
punindo árbitros pela sua incompetência e falta derespeito com os técnicos e
atletas."
Caros participantes, como se vê parece que os erros somente existem de um lado,
aquele que não seja o da CBB, realmente a cada dia o cenário do basquete
apresenta um retrocesso de processos, isto é ruim, para o crescimento de
qualquer instituição e seus dirigentes, sem contar as constantes áreas de
atrito criadas, que no meu entender são agentes desagregadores dentro do
basquete brasileiro .
Pela milésima vez vou repetir, acho que a CBB deveria promover uma reunião com
os vários seguimentos do basquete para passá-lo a limpo ecriar grupos de
trabalho para tentar reverter o quadro atual que o basquete se encontra, posso
estar até com uma visão míope e realmente o basquete brasileiro esteja
maravilhoso.
As empresas modernas hoje se utilizam com freqüência das Pesquisas de Clima
Organizacional, para avaliarem como o seu publico interno e/ouexterno estão
vendo a administração da empresa e seus dirigentes e investem verdadeiras
fortunas nesse tipo de trabalho.
Nas devidas proporções o Diário do Basquete, vem executando uma serie de
pesquisas que que deveriam pelo menos servir de indicador para CBB avaliar como
o publico do basquete vê a sua administração.
Na ultima pesquisa sobre a forma de administração da CBB, os índices de
rejeição foram bastantes representativos.
No meu entendimento se fosse dirigente da CBB avaliaria as causas e
identificaria onde estão os pontos de ameaça da administração, para depois
elaborar um planejamento com metas bem definidas, visando minimizar estes
pontos de ameaça e os indices de rejeição .
Outro fator que a CBB precisa avaliar é que a rejeição a sua administração ,
sai das pesquisas através de meios magnéticos e começam a chegar as
arquibancadas dos Ginásios, conforme divulgado no Diário, sobre as agressões
verbais ao Sr.Grego no Ginásio do Flamengo, a situação a cada dia vem se
agravando, atitudes como esta não tem muito tempo atrás, o povo foi para as
ruas e mudaram um governante .
Somente me resta a clamar,ou nos unimos por um basquete melhor, quando digo nós
esta incluído ai CBB , federações, técnicos, dirigentes etc, ou o futuro do
nosso esporte basquete será de muita turbulência e dificuldades.
Sr.Grego,avalie as ponderações e vamos unir o basquete brasileiro, para que ele
cresça de forma firme e sólida rumo aos títulos que tanto sonhamos e não a sua
derrocada .