[Cevbasq-L] Q.I vs Q.E

To: cevbasq-l@xxxxxxxxxx, cevmkt-l@xxxxxxxxxx, basket@xxxxxxxxxx
Subject: [Cevbasq-L] Q.I vs Q.E
From: alcir.magalhaes@xxxxxxxxxxxxx
Date: Wed, 30 May 2001 09:06:29 -0300

Leia esse artigo e os comentarios de alguns leitores sobre o assunto.Nem
sempre o grande gênio é o melhor funcionário e produz o que esperamos ,pq
na maioria das vezes lhes falta uma serie de coisas mencionadas no item
abaixo e as vezes sobra na pessoa de inteligencia dentro da media.

Q.I vs Q.E

O quociente de inteligência (o "qi") sempre foi levado em consideração em
situações de escolha. Crianças, no mundo inteiro, foram consideradas
prodígios, quando seu "qi" foi quantificado alto.

quando a empresa contrata ou promove, o fator "qi" - se o candidato é ou
não inteligente - é levado em conta. Mas, cada vez mais, o "qe" - o fator
de inteligência emocional - está sendo priorizado, pois a estabilidade
emocional, diante de situações de pressão e stress, é preponderante para
o sucesso na empresa.

inteligência emocional, além do "jogo de cintura" para driblar conflitos,
requer "empatia" - a habilidade de colocar-se no papel das outras
pessoas, para poder entendê-las, ajudá-las ou convencê-las.

inteligência emocional também requer paciência. Os melhores profissionais
alcançam e permanecem nos melhores cargos na empresa quando demonstram
ter não só competências - boa formação, sucesso na carreira -, mas também
capacidade de lidar com pessoas, em situações de pressão e mudança.

assim, se o seu poder de agüentar pressões é alto, se a sua paciência
suporta stress e se você põe a mão na massa .... Parabéns!!! Seu sucesso
na carreira será mais fácil, em relação aos que têm um "qi" acima da
média, mas não conseguem lidar com problemas, não suportam emergências
com naturalidade, e chegam, às vezes, à perda do controle emocional,
provocando desastres na carreira.

Fonte: Gbiz

Comentários dos inter.leitores
A Inter.net não se responsabiliza pelas opiniões publicadas. O conteúdo
de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do internauta
 responsável por seu envio
[28/05/2001 07:07] Anônimo
[13/05/2001 18:32] Comando Jaguar
www.comandojaguar.com
[02/05/2001 18:39] Herivelton
Temos que pensar nos dias de hoje e nos dias que virão. Se hoje já está
difícil arrumar emprego, imagina daqui alguns anos? Meu pai dizia "filho
eu comi capim seco... se você não estudar e ficar pensando em seu
office-boy, ajudante, auxiliar, você vai comer a raiz do capim seco". Não
estou desmerecendo profissão nenhuma, mas acho que cada um tem de fazer
sua parte: ESTUDAR. Se o governo não investe, é uma coisa mas daí você
ficar de braços cruzados é outra... VAMOS A LUTA
[13/04/2001 22:52] paulo
gostei da materia e tambem da sugestao de ser criado um teste medindo o
qe dos interessados
[23/03/2001 00:06] jcs
Concordo com o Mauricio C.R., o Alex e o Eduardo, e pergunto: ONDE FICA A
EXPERIÊNCIA DO PROFISSIONAL ADQUIRIDA AO LONGO DOS ANOS DE TRABALHO??
[14/03/2001 00:32] MAURO C.R.
OS DPTOS DE RH DAS EMPRESAS TEM TIDO UM PODER DECISÓRIO ELEVADO NA
ESCOLHA DAS CONTRATACÕES.ELEVADO QE SIGNIFICA PERMANECER NAS ORGANIZACÕES
E ISTO É NO BRASIL SINÔNIMO DE SUCESSO. PARA ISTO BASTA SER OMISSO DIANTE
DAS SITUACÕES.PARA OS PROFISSIONAIS DE RH A CAPACIDADE TECNOLÓGICA DA MÃO
DE OBRA PASSA A SER SECUNDÁRIA, ACHO QUE É PORQUE ELES NÃO TEM COMO
AVALIAR ISTO. AGORA EU FACO UMA PERGUNTA A TODOS; SERÁ QUE NÃO EXISTEM
GERENTES E FUNCIONÁRIOS DE RH DIVORCIADOS, ENTÃO PORQUE ESTA
DISCRIMINACÃO? EXISTEM GERENTES DE RH MAIS DESEQUILIBRADOS QUE OS
PRÓPRIOS ENTREVISTADOS EM MUITOS CASOS. E O QUE FAZER? TEMOS QUE TER
PROFISSIONAIS NAS EMPRESAS, POREM O QUE NÃO SE ACEITA MAIS SÃO PESSOAS
OMISSAS, POLÍTICAS,INCOMPETENTES E QUE DIZEM AQUILO QUE O PATRÃO GOSTA DE
OUVIR POR MAIS QUE ELE ESTEJA ERRADO,MESMO QUE ISTO POSSA VIR A
COMPROMETER TODA A ORGANIZACÃO.PROFISSIONALISMO É A CAPACIDADE DE GERACÃO
DE RESULTADOS POSITIVOS PARA A ORGANIZACÃO EM BENEFICIO DE TODOS.
[13/03/2001 12:45] Alex
Na verdade, isso deveria ser QI vs. QE vs. QI = Inteligência vs.
Inteligência Emocional vs. Quem Indica.
[11/03/2001 19:24] JMAURO
Bem...como sempre, no "patropi" ouvimos verdadeiros tiranos fajando de
QE. Ora sem dúvida trata-se de avaliação relevante, mas por quem sabe e
quer resolver problemas. Quando se encontra montes e montes de
dificuldades para realizar um trabalho por inaptidão, negligência e
preguiça, QE significa cinismo, omissão para não demonstrar ao patrão que
a empresa dele está uma bagunça. Qualquer atitude de ponderação sobre a
instituição será encarada como crítica, e aí ele decide que vc tem QE
baixo....Nosso país já tem QE demais...precisamos de mais QI...mas não
aquele Quem Indicou, o verdadeiro E um gerente de Recursos Humanos que
não sabe aproveitar alguém com QI alto e QE baixo, este sim deveria ser
demitido.
[11/03/2001 11:57] francisco mata
com todo respeito a quem estuda muito . mas para se ter sucesso (
ganhando dinheiro ) no meu modo de entender é esquecer tudo que foi
ensinado na faculdade e observar o dia a dia das pessoas : ex :. como
ganhar r$ 1,00 de cada consumidor do meu estado etc ... a melhor
faculdade para mim é a vida . as nossas faculdades não preparão para
ser-mos empresários mais sim funcionarios ( um grande erro ) . em vez de
nos preocupar-mos com Qi , Qe , Qs , Qp , Qh efim , vamos a luta .
[11/03/2001 08:20] Nereu Cavalcanti
Esta pagina, poderia fazer alguns testes para medir o QI ou QE dos
usuarios, que tal?
[10/03/2001 15:44] João
De fato o QE é uma avaliação significativa sobre o comportamento do
individuo diante de situações estressantes. Ao longo de muitos e muitos
anos de vivência como empregado, autônomo e empresário, ví de perto
inúmeros casos de pessoas brilhantes, (altissimo QI) detonarem e até
criarem problemas para a Empresa por possuirem baixo QE. No entanto, um
alto QE não significa brilante desempenho profissional, pois tecnologia
requer um pouco mais que "saber se comportar"! ...
[07/03/2001 11:18] JJ
Meus caros e queridos jovens acima em questão, e proximos. Tenho
observado nos quarenta anos passados que as empresas se valem de cascatas
emocionais chega a ser histerico. QI e QE o que eles tem aver com isto,
objetivamente falando; meus dotes proficionais servirem a eles e o que
deve ser avaliado por nos, e não por eles.Ex. Cascata tipico provocado a
partir da segunda guerra; empesarios abriam vagas as mulheres por falta
de homens,igualdade feminina. Hoje nos temos homens com metade de salario
da epoca, para pagar a outra metadre a mulher dele que consequentemente
tem de ir trabalhar. Consequentemente filhos destes estão na rua
assaltando, traficando.(Mulheres estão abandonando seu dom de guardiã da
educação, decencia da humanidade)Apelo a QI e QE de voces.
[05/03/2001 18:12] Karime
Claro que o emocional ponderado é imprescindível, e não apenas no
ambiente profissional. Mas a aplicação destes destes de QE é ineficaz e
gera rwesultados errôneos. Saí de uma entrevista muito revoltada, quando
me avaliaram apenas pelas informações de que meusa pais eram divorciados
e que eu morava com meu pai. Com perguntas assim, só por adivinhação vão
saber meu perfil profissional!
[03/03/2001 21:41] Sheyla Ap. Fernandes
É infelizmente existem alguns teste que acabam provocando certor
constrangimentos nos candidatos.Ás vezes as empresas entram no lado
emocional dos candidatos deixando o lado profissional do candidato, ond
eisto é o que mais interessa. Sou estudante de jornalismo.
[02/03/2001 10:44] Eduardo
Sou aluno de psicologia e estudo vários testes a respeito de Q.I. e Q.E.,
porém, o que tenho visto é que os atuais psicólogos e até mesmo os mais
antigos tem levado ao extremo a importância dos testes psicológicos sem
ver o lado humano dos que estáo participando da seleção.... Sabe...
aplicam testes como se fossem robotizados... olham pra ele, nem sabem da
vida da pessoa e ja o rotulam como inteligente, ou nervoso, ou seja la o
que for.... Da pra acreditar que ainda tem gente que aplica
GRAFOLOGIA????? Eu acho isso um absurdo!!!! Um teste que nem tem base
teórica pra ser explicado!... Cada pessoa tem um modo de ver a letra da
pessoa.... Ja trabalhei em empresa que aplicava... Mostrei à umas 3
pessoas e cada uma (que se dizem experts em grafo), teve uma opinião
diferente...totalmente contraditórias... bem... Eu acho que o que conta
(ou deveria contar) é a capacidade de percepção do psicologo com uma
visão humana, e uma entrevista muito bem planejada.... Grafologia ...
bahh.....

ALCIR
  • [Cevbasq-L] Q.I vs Q.E, alcir . magalhaes <=