[Cevbasq-L] Re: RES: [Cevmkt-L] Re: Continuando com ESTRANGEIROS...

Para quem estiver interessado,

Tenho recebido nestas ultimas semanas varios artigos, onde se levantaram algums questionamentos.

Primeiro quanto a fazer do nosso basquete algo parecido com a NCAA.   A grande vantagem do basquete Universitario Americano e que quando o atleta acaba de jogar apos 4 anos, ele tem uma formacao academica.   E verdade que muitos deles nao se formam, mas pelo menos tiveram a oportunidade de faze-lo.  Mas mesmo que o atleta fique 4 a 5 anos sem receber dinheiro, recebeu algo (diploma) que vai dar o que comer para ele e sua familia para o resto da vida.  E como um amigo me disse uma vez, "Nao de um peixe para quem esta com fome, mas ensine ele a pescar".

Quanto aos marketeiros, la se vai um aviso.  Muitas universidades aqui gastam mais do que arrecadam com o esporte.  Se tirarmos as consideradas TOP SCHOOLS, a grande maioria pagam pelas suas proprias despesas.   Para se ter uma ideia, mesmo sem pagar salarios, uma equipe de Basquete pode custar valores altissimos.  Uma estrutura com uniformes, hospedagem, viagem, comida, bolsas de estudos, fisioterapeuta, seguro medico, livros, etc.....   Onde quero chegar?  Estao nossas universidades prontas para tudo isto?  Nao digo a Unisanta, Ulbra ou Unit, mas e as demais, e por quanto tempo?

Tres anos atras tive o prazer de participar do time de basquete na Ulbra, em Canoas.  Foi algo fantastico, tinha toda uma estrutura necessaria para se fazer algo parecido com os dos EUA.  Nao me considero entendido, mas o suficiente em julgar a Ulbra com os EUA, pois joguei por 5 anos basquete Universitario Americano.    Estava tudo indo bem, ate que devido a uma ma campanha na primeira Liga Nacional, o que ja se era esperado, a Ulbra resolveu descontinuar um trabalho que era para ser de 3 anos, no primeiro ano.  Mesmo que esta equipe tenha tido otimos resultados como Campeao Gaucha, Campeao da Copa Sul, e Vice-Campeao da Copa Brasil (isto devido a uma besteira minha nos ultimos segundos na final).   Onde queiro chegar?  Quero dizer que o nosso esporte esta na mao de poucos, e estes poucos sao os que tem que fazer algo.  Hoje as pessoas abrem e fecham times como uma facilidade.  Onde esta o Sirio campeao mundial?  E o Monte Libano?  Nao adianta tentar imitar algo onde a cultura e tradicao sao muito diferentes da realidade da que temos no nosso pais.  Vamos ser realistas e fazer o melhor com o que temos, e nao tentar copiar algo que nao esta na nossa realidade.   Nossos atletas na sua maioria nem terminaram o segundo grau.  Usar as universidades como um clube, tudo bem, mas nao tentar em se fazer uma liga universitaria como a NCAA.

Quanto aos estrangeiros, acho que nao vale nem a pena questionar.  Nao e a mesma coisa que questionar se as multinacionais sao boas para o nosso pais?  Se devemos bloquear as importacoes de certos produtos, etc...?   Nao adianta fechar as fronteiras e se isolar do resto do mundo.  Se os Americanos que estao vindo para o Brazil sao mau elementos ou mancos, o problema nao e deles, e sim de quem os contratam.  A culta e que muitos diretores de clubes ao inves de ir aos EUA, pedem para agentes ou amigos dar indicacoes.  O Americano de 2,10cm que era previsto, quando chega no aereoporto tem 1,94cm.  De quem e a culpa?  E a mesma coisa que questionar que atletas como Israel, Oscar, Paulinho Vilas-Boas estao tirando lugar de jogadores novos.  Se estes jogadores novos nao tem talento sufieciente para jogar, eles tem e que realmente ficar no banco e treinar mais.  Muitos anos atras atletas como Oscar e Marcel assumiram a selecao com idades muito novas.  Ninguem deu lugar para eles, eles a conquistarao.  Nossa renovacao tem que ser conquistada e nao por motivo de idade, nacionalidade, etc....   Americanos como o Patherson, Alvin, Brent Merriot, Marc Brown sao otimos exemplos de atletas e pessoas.    Na minha epoca nao se tinha Sub...... disso, Sub....daquilo.  Ou voce estava pronto ou nao iria jogar.

A minha ultima opiniao e quanto ao Volei.  Sou fa e adoro Volei, mas quem acha que o volei e maravilhoso, analise novamente.  Quantas equipes de volei pagam bem os seus atletas?  Qual e o numero de times de volei em relacao ao basquete?   Televisao aberta ou fechada, quanto custa?

Vou ficando por aqui, como vemos temos muitas duvidas mas poucas respostas.  Mas quem podem tomar as devidas atitude que as tomem e logo.  O basquete esta precisando duma injecao de insulina rapida, e quero dizer muito rapida.

Boa sorte para todos, e espero nao ter ofendido ninguem.  E so uma opiniao de um fa e torcedor do basquete.