[Cevbasq-L] Re: Continuando com ESTRANGEIROS...

To: "Carlos Alex Martins Soares" <basket@xxxxxxxxxx>
Subject: [Cevbasq-L] Re: Continuando com ESTRANGEIROS...
From: alcir.magalhaes@xxxxxxxxxxxxx
Date: Fri, 11 May 2001 10:46:56 -0300
Carlos ,
Tenho escutado varias criticas sobre a vinda de estrangeiros para o nosso
país, sobre isto fiz uma pesquisa informal ,tenho escutado que na sua
maioria criam problemas dos mais variados e pouco agregam valores ao
aumento do nive tecnico do basquete no país , entendo que quem poderá
melhor avaliar são os treinadores , que lidam o dia a dia com eles e a
evolução tecnica do basquete do nosso país.
Realmente não posso fazer nenhum juizo de valores pq enquanto diretor de
esportes do Clube Vizinhança em Brasilia , não tive nenhum estrangeiro no
meu time, até pq por filosofia se fosse tão bons estariam na NBA e não
aqui.
Realmente o que escuto falar é que os clubes escolhem seus jogadores
atraves de agencias não sei bem se isto é valido e para trazer um cara
desses fica em torno de U$ 10.000 ,tambem não sei a veracidade das
informações ,questiono ,até que ponto esse processo de escolha é valido
onde envolvem milhões de interesses de parta a parte?
Será que indicam os melhores para o nosso país ou outros centrros ?
Minha sugestão é que a CBB coordenasse uma avaliação juntamente com
treinadores do país , não somente Rio e SP , para avaliarem durante esses
anos os pontos fracos e fortes desse processo de importação de jogadores
estrangeiros i ?
Avaliassem o lado social ,enquanto se emprega um estrangeiro , no minimo
um brasileiro perde o emprego e se isto afeta as categorias de Baixo?
Outro coisa que escutei foi que a imagem do mercado do nosso basquete lá
fora tinha ficado meio arranhada ,em virtude de alguns clubes terem
deixado de pagar aos atletas o que esta errado e não me cabe discutir aqui
os motivos que levaram a essa atitude ,cada um sabe onde o calo doi ,
gostaria de saber da veracidade dessa informação ?
Outro assunto que acho que deve ser ressaltado é o estudo da liga Argentina
,mostrando o fracasso da vinda de estrangeiros e seus impactos na evolução
tecnica do basquete argentino , contudo isto eles ainda estão na nossa
frente basta vermos as suas ultima classificações em torneios de base.
Gostaria que mais pessoas participassem com experiencia no assunto para
divulgá -las até para que novos dirigentes que queiram contratar
estrangeiros saibam como funcionam as coisas e nos unirmos para que o nosso
basquete cada vez mais cresça , pq não adianta deixar no banco um atleta
brasileiro para colocar um estrangeiro pq na seleção quem vai é o
brasileiro e certamente não terá o volume de jogo necessário e ai os
resultados são esses que conhecemos.
Diante disso tudo fica mais uma pergunta para o pessoal de marketing
esportivo ,como é que diante dessas interrrogações podemos convencer as
empresas a comprarem o produto Basquete?
ALCIR

"Carlos Alex

Martins Para:
<alcir.magalhaes@xxxxxxxxxxxxx>
Soares" cc:

<basket@xxxxxx Assunto: Continuando com

m.br> ESTRANGEIROS...

11/05/2001

01:44

Responder a

"Carlos Alex

Martins Soares"

Alcir, Prof. Medalha e demais membros da Cevbasq,
a questao e´ delicada e de extrema importancia para o nivel tecnico de
nosso
basquetebol. Digo isso por que tenho observado esta questao ha algum tempo
acredito que o basquetebol praticado no Brasil tem sido prejudicado nesta
historia. O que o nosso basquete precisa e´ de intercambio, jogos contra
outros paises e nao "mercenarios" que vem para ca fazer um caixa, visto que
nao obtiveram exito nas ligas de seus paises, principalmente os americanos.
Que o nivel tecnico deles e´ alto a gente sabe, mas nao contribui como
deveria no crescimento do basquetebol por aqui, apenas atrai espectadores e
nos, a reboque dos patrocinadores, continuamos vivendo do momento, do lucro
imediato. eles se vao, levam o dinheiro que serviria para a base e nos
ficamos com um clube a menos.
Alem dos estrangeiros as equipes deveriam se preocupar em manter times em
todas as categorias de base, isso e´ que desenvolver o basquete ou qualquer
outro desporto. Tracar um planejamento a medio-longo prazo e usar os
estrangeiros como chamariz no trabalho de base, para a gurizada aprender,
montando workshops com eles, mas voltados para os iniciantes. Fazem ao
contrario: paparicam/mimam os caras ao maximo. Vejam o caso do Vargas que
ficou sem receber dois meses e "chutou o balde". Onde esta o compromisso?
Ou
ele nao iria receber mesmo?
Existem estudos que mostram o fracasso que foi a aceitacao de estrangeiros
na Liga Argentina, acabando com o desporto que existia nas pequenas cidades
e levando o basquete aos grandes clubes, que poderiam manter tais salarios.
Alguns pequenos "entraram" na liga, mas sao coadjuvantes. A rivalidade
desportortiva qwue existia nas varias regioes foi para o espaco, logo a
formacao de base tambem. Eles ate culpam o fracasso internacional pela
falta
de identidade e brio do atleta argentino.
Fico na escuta...
Carlos Alex Martins Soares
Administrador CEVBASQ-L: mailto:basket@xxxxxxxxxx
Para lista mailto:cevbasq-l@xxxxxxxxxx