[Cevbasq-L] Continuando com ESTRANGEIROS...

To: "CEV Basquete" <cevbasq-l@xxxxxxxxxx>
Subject: [Cevbasq-L] Continuando com ESTRANGEIROS...
From: "Carlos Alex Martins Soares" <basket@xxxxxxxxxx>
Date: Fri, 11 May 2001 13:07:37 -0300
Alcir, Prof. Medalha e demais membros da Cevbasq,
a questao e´ delicada e de extrema importancia para o nivel tecnico de nosso
basquetebol. Digo isso por que tenho observado esta questao ha algum tempo e
acredito que o basquetebol praticado no Brasil tem sido prejudicado nesta
historia. O que o nosso basquete precisa e´ de intercambio, jogos contra
outros paises e nao "mercenarios" que vem para ca fazer um caixa, visto que
nao obtiveram exito nas ligas de seus paises, principalmente os americanos.
Que o nivel tecnico deles e´ alto a gente sabe, mas nao contribui como
deveria no crescimento do basquetebol por aqui, apenas atrai espectadores e
nos, a reboque dos patrocinadores, continuamos vivendo do momento, do lucro
imediato. eles se vao, levam o dinheiro que serviria para a base e nos
ficamos com um clube a menos.
Alem dos estrangeiros as equipes deveriam se preocupar em manter times em
todas as categorias de base, isso e´ que desenvolver o basquete ou qualquer
outro desporto. Tracar um planejamento a medio-longo prazo e usar os
estrangeiros como chamariz no trabalho de base, para a gurizada aprender,
montando workshops com eles, mas voltados para os iniciantes. Fazem ao
contrario: paparicam/mimam os caras ao maximo. Vejam o caso do Vargas que
ficou sem receber dois meses e "chutou o balde". Onde esta o compromisso? Ou
ele nao iria receber mesmo?
Existem estudos que mostram o fracasso que foi a aceitacao de estrangeiros
na Liga Argentina, acabando com o desporto que existia nas pequenas cidades
e levando o basquete aos grandes clubes, que poderiam manter tais salarios.
Alguns pequenos "entraram" na liga, mas sao coadjuvantes. A rivalidade
desportortiva qwue existia nas varias regioes foi para o espaco, logo a
formacao de base tambem. Eles ate culpam o fracasso internacional pela falta
de identidade e brio do atleta argentino.
Fico na escuta...
Carlos Alex Martins Soares
Administrador CEVBASQ-L: mailto:basket@xxxxxxxxxx
Para lista mailto:cevbasq-l@xxxxxxxxxx
Modo de Usar: http://cev.ucb.br/listas/dicas.htm
Pelotas-RS

  • [Cevbasq-L] Continuando com ESTRANGEIROS..., Carlos Alex Martins Soares <=