[Cevbasq-L] ENTREVISTA DO WALTINHO

To: cevbasq-l@xxxxxxxxxx
Subject: [Cevbasq-L] ENTREVISTA DO WALTINHO
From: joilson nobre <joilson39@xxxxxxxxx>
Date: Tue, 30 Jan 2001 10:19:30 -0800 (PST)
Leiam esta entrevista do Valtinho no site da CBB
Valter Apolinário da Silva
Um dos destaques da nova geração do basquete
brasileiro, Valter Apolinário da Silva, o Valtinho,
ainda comemora o título de campeão paulista e melhor
jogador da competição. O armador do tradicional clube
paulista Marathon/Franca confessa que este foi o seu
melhor campeonato e que está em grande fase na
carreira. Às vésperas de completar 24 anos (nasceu em
31 de janeiro de 77), esse paulista de Rio Claro,
campeão nacional em 99, fala de sua carreira aos
internautas. Veja também
Marc Brown
Danilo
Israel
mais >>

Como e quando você começou a jogar basquete?
Ganhei minha primeira bola de basquete aos três anos
de idade e sempre gostei do esporte. Mas minha
primeira participação em clubes foi Rio Claro, com 14
anos. Depois joguei no Dharma Yara, de Franca, e no
Ribeirão Preto/Polti/COC.

E a conquista do Paulista 2000, em que você foi eleito
o melhor jogador da competição?
O campeonato foi maravilhoso, onde tive a melhor
participação em toda minha carreira. O time de Franca
é muito unido. Tivemos algumas dificuldades mas
acreditamos no nosso potencial e fizemos três
excelentes partidas no playoff final. Quanto ao título
de melhor jogador, é fruto de muito trabalho e
dedicação ao esporte.

Como é jogar no Marathon/Franca, uma das equipes mais
tradicionais do país em uma cidade que respira
basquete?
É muito bom. Aqui há um eficiente trabalho de base,
onde preparam e incentivam muito os talentos que
surgem no clube. Mas também há muita cobrança por
parte da direção, da imprensa e do público, por causa
da tradição de títulos que a equipe ostenta. Este é o
meu terceiro ano na cidade e estou vivendo meu melhor
momento aqui. Meus primeiros cinco meses no clube
foram difíceis, jogava pouco. Agora impus meu jogo
tenho certeza que tenho muito a contribuir para
equipe.

Quais as qualidades primordiais de um bom armador?
Ter boa visão de jogo e regularidade nos fundamentos.
O armador deve buscar desenvolver o maior número
possível de recursos para poder armar as jogadas e
assistir seus pivôs. No meu caso, minha grande arma é
a infiltração e o contra-ataque, mas preciso aprimorar
mais meus arremessos.

E suas expectativas para o Nacional?
São muito boas. O campeonato terá um excelente nível
técnico e não dá para fazer nenhuma previsão quanto ao
título. Os jogos serão duríssimos e o Marathon, como
todas as equipes, vai se acertar a cada partida.
Devemos estar atentos na nossa estréia contra o
Ipiranga. Perdemos uma partida para eles no ano
passado e não podemos vacilar outra vez.

a year! http://personal.mail.yahoo.com/