[Cevbasq-L] EXPERIENCIA DE TECNICO NOS ESTADOS UNIDOS

To: cevbasq-l@xxxxxxxxxx
Subject: [Cevbasq-L] EXPERIENCIA DE TECNICO NOS ESTADOS UNIDOS
From: "milton vernowt verne" <vernowt@xxxxxxxxxxx>
Date: Mon, 15 Jan 2001 15:58:07 -0000
Segue artigo veiculado no site do prof.Medalha.

EXPERIÊNCIA DE TÉCNICO NOS ESTADOS UNIDOS

Em primeiro lugar, gostaria de mencionar que nos meus 26 anos como jogador de basquete , jamais imaginei ser técnico. Hoje, sou assistente técnico da Brigham Young University in Hawaii. Universidade que possui uma excelente reputação tanto acadêmica como no esporte. BYUH participa da NCAA Div. II .

Meu primeiro contato com o basquete Americano, começou em 1989 quando recebi uma bolsa de estudos para jogar pela University of Houston, no estado do Texas. Como todo jogador, eu tinha um desejo enorme de jogar aqui nos Estados Unidos. Recordo, minha primeira temporada, o sonho de um dia poder jogar na NBA. Após meus primeiros jogos, cheguei à conclusão que era hora de me dedicar aos estudos porque eu nunca iria ter chance na liga profissional americana. Motivo: falta de qualidade e também pelo grande número de ótimos jogadores aqui. Acredito que jogadores como Marcel, Oscar, Ubiratan e outros teriam tido seu lugar na NBA, mas eu não.

Me formei em International Business, com especialidade em Economia e Historia. Ainda não me imaginava no ramo de treinador. Retornei ao Brasil, e fui jogar em Guarulhos, com o técnico Marcel. Acho que a maior diferença que notei após o meu retorno foi a comparação de estrutura entre os dois paises., Infelizmente no Brasil, quando se fala em esporte, se houve apenas futebol.

Aqui, nos Estados Unidos, todos os esportes tem a sua vez. No Brazil, Esporte Espetacular da Rede Globo, teria que ser chamado de Futebol Espetacular. Mas esta é a cultura do nosso querido pais. É impressionante como aqui todos os esportes recebem algum tipo de mídia Claro que cada esporte tem a sua temporada, ao invés de doze meses ao ano. Por causa disto, torna o nosso trabalho muito mais fácil e podemos planejar melhor todo o trabalho desde o início da temporada.

Ser técnico aqui e maravilhoso. Primeiro você é reconhecido profissionalmente e o respeito é muito grande. Nossa universidade que e relativamente pequena comparada com grandes nomes da NCAA Div. I, tem uma estrutura de:

1) Técnico

2) 3 assistentes técnicos

3) 4 managers (são estudantes que ajudam no treino, como filmagem, placar, secar a quadra, colocar a roupa de treino para lavar). É uma posição de respeito também. Por este trabalho eles também recebem bolsa de estudos na universidade. Aproximadamente 20,000 dollares por ano.

4) 2 fisioterapeutas

5) 1 preparador físico

6) 1 pessoa encarregada das regras da NCAA, que por sinal são muitas.

7) 1 Diretor atlético

8) 1 Diretor de marketing esportivo

9) 2 Secretarias

Assistente técnico tem várias funções:

Todos são encarregados em ajudar no treino. Um é responsável pelo time titular, outro pelo reserva. O terceiro assistente ajuda nas estatísticas, e mínimos detalhes no treino. E engraçado que o respeito é tão grande que o que você fala é lei. Os jogadores te escutam e obedecem, aquela mania de jogadores Brasileiros retrucar, jamais ocorre aqui. No primeiro problema causado eles te mandam para o aeroporto. Um dos nossos melhores jogadores, faltou a uma aula, e foi penalizado em ficar assistindo da arquibancada o nosso principal jogo ate o momento. Aqui, estudos vem em primeiro lugar. Alem do que, se não passarem na escola, eles não podem jogar no próximo semestre.

Nunca havia percebido como o jogo de basquete tem tantos detalhes. Talvez para mim seja algo normal, mas aqui eles tem tanta estrutura, que é mais fácil perceber a complexidade do jogo. Filmamos todos os treinos e jogos e assistimos diariamente. A NCAA tem uma regra que os times que estão no seu calendário, tem de mandar 2 fitas dos jogos mais recentes para podermos nos preparar. Assim, analisamos o nosso adversário muito antes. Estatísticas estão por todos os lados. Antes do jogo podemos saber até quantas vezes o jogador adversário se levantou no banco.

Acho que o nosso basquete é de excelente nível e com técnicos maravilhosos. Acredito que se tivéssemos um pouco mais de estrutura poderíamos estar bem melhor. Treinadores aqui recebem um salário de alto nível. Eles são muito valorizados. Eles não precisam ter mais de um emprego para poder sobreviver. Desta forma eles podem se concentrar nos treinos e no time alem de continuar com o aprendizado próprio. Meu técnico que está há anos no ramo, com vários títulos, estuda todos dias uma forma de fazer o nosso time mais produtivo. Acho que no Brasil, alguns técnicos se acomodaram com o tempo e se esqueceram de continuar o aprendizado. Continuam usando jogados como o pepino e o famoso carrossel por anos. Além disso, acho que tínhamos que valorizar mais as categorias de base para se formar mais jogadores.

A experiência como assistente esta sendo maravilhosa para mim. Acredito que esteja me adaptando ao estilo de jogo americano novamente. Um tanto metódico mas muito organizado. Cada jogador sabe sua função na quadra, e a faz da melhor forma possível. Não sei qual será o destino com respeito a essa aventura daqui para frente mas vou aproveitar esta maravilhosa oportunidade. Boa sorte a todos que são responsáveis pelo basquete Brasileiro, tenho orgulho e sou muito agradecido a todos meus técnicos.

Desde as categorias de base como no adulto. Todos me ensinaram muito e um dos motivos por que estou aqui é devido a eles. Ser técnico é mais do que somente ensinar na quadra, mas principalmente formar gente com caráter.

Autor: Walter Roese

Ex-atleta da seleção brasileira juvenil

Ex-atleta do União de Porto Alegre- SC Corinthians Paulista- Guarulhos- Santo André- SOGIPA ? ULBRA e Corinthians de Santa Cruz do Sul

Atual Assistente Técnico da BRIGHAM YOUNG UNIVERSITY- HAWAII- EUA