[CevAtlas] CEV & Divulgacao Cientifica. Clodowaldo Pavan. Jose' Reis.

Laercio Elias Pereira laerciocev em gmail.com
Domingo Dezembro 23 11:40:06 BRST 2007

Pessoal,
     Ganhei um otimo presente jingobel das Ramirez,
 Andrea (Adm. cevgenetica http://ligcev.com/aramirez
 e Fernanda (Adm. cevsarau e cevpedag http://ligcev.com/fernanda).
 Convite para participar da festa de fim-de-ano
 do Nucleo Jose Reis de Divulgacao Cientifica da USP,
 http://www.eca.usp.br/nucleos/njr/
 onde elas cursam a especializacao em Divulgacao Cientifica.
 O diretor cientifico do Nucleo, que estava na festa,
 e' ninguem menos que o Prof. Clodowaldo Pavan. Alugamos o
 Homi num cantinho do laboratorio durante muitos copos
 de ponche e descascadas de frutas. Ouvimos sobre a
 historia da genetica no Brasil, financiamentos internacionais
 e, especialmente, sobre a SBPC (Prof Pavan foi presidente
 duas vezes, numa delas o locutor que vos fala era secretario
 regional - AM,PA,AM,PA,MA,PI; ressuscitei o Piaui na minha
 gestao!!! Eu acumulava, tb, a presidencia do CBCE na epoca.
 e aproveito sempre me desculpar que tudo isso foi a causa
 mortis do finado doutoramento na ECA-USP, ressuscitado na
 Unicamp como tese sobre o CEV dez anos depois).
 Lembramos nossa revoada para Brasilia na Nova Republica
 (niqui tinha finado a ditadura). Ele foi um extraordinario
 presidente do CNPQ e eu um ordinario assessor do MEC. Bons
 tempos. Ele contou tambem que a despeito da critica que as
 Reunioes da SBPC faziam a ditatura o governo nunca deixou
 de apoiar & financiar as Reunioes - tudo sem grande alarde
 pelas partes (anotem, historiadores!). Relembramos tambem a
 reuniao que nao pode ser no Ceara nem na USP. e foi a base
 da revolucaco academica que o Vice-Reitor Casemiro Reis
 fez com ela na PUC-SP (Paulo Freire,  Joel Silveira, Mauricio
 Tratemberg, Saviani, Gadotti que depois criaram  a PG em
 educacao na Unicamp, ainda sob a lideranca do Prof Casemiro.).
   CEV & Nucleo Jose Reis
   Nos contamos que o CEV foi criado justo pra divulgacao
 cientifica em EF,Esportes, Lazer e Danca. Que as listas
 foram criadas no  LABJOR-Unicamp
 http://www.labjor.unicamp.br/
 que foi inventado para divulgacao cientifica e teve, como
 atividades pioneiras o Seminario de Jornalismo Esportivo
 http://ligcev.com/labjor1 e o Curso de Especializacao em
 Jornalismo Esportivo http://ligcev.com/labjor2 onde foi
 lancada a primeira lista do cev: efesport-L.
    Ficou tratado um acordo entre o CEV e o Nucleo Jose Reis
 numm trabalho de divulgacao cientifica. Nao vamos criar uma
 lista agora, mas Andrea e Fernanda vao juntar as pessoas
 interessadas em Divulgacao Cientifica e EFELD.
    Interessad*s devem escrever para aramirez em cev.org.br
 ou fernanda em cev.org.br.
    Jingobel.
    Laercio

--