Dia do professor

To: cevapef-l@xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Subject: Dia do professor
From: Luiz Carlos de Moraes <sgb9@xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx>
Date: Thu, 14 Oct 1999 11:09:49 -0300
Amigos Professores!
Aí vai uma homenagem aos responsáveis por uma sociedade mais justa.
PROFESSOR SIM... E COM MUITA HONRA
Nessa semana comememora-se duas datas, pelo menos na minha opinião, muito
importantes: o dia das crianças e o dia dos professores.
Por um lado, ser criança é muito bom, quando se tem adultos responsáveis
por perto que garantam um bom desenvolvimento físico e mental respeitando
todas as fases de evolução na sua educação. É muito bom quando esses mesmos
adultos não tentam transformar as suas crianças no seu trofeuzinho, e não
cobram delas mais do que elas podem realmente dar. Infelizmente a gente
ainda encontra muitos pais que esperam que a criança seja aquilo que eles
mesmos não foram capazes de ser. Corujice é legal, mas tem limite.
O que você vai ser quando crescer? Seja lá o que for, será se tiver um
bom
professor. De fato. Todos nós temos lembranças das matérias de escola:
matemática, português, história... Educação Física. Aquelas nas quais fomos
mais felizes, são as que tivemos a sorte de termos um bom professor.
Pensando bem é uma tremenda responsabilidade a função de educar. Alguns
mestres são tão bons que vão além da função específica de ensinar. São
carismáticos e chegam até a provocar ciuminho em certos pais. ?Aqueles?. E
quem não se lembra do primeiro professor ou professorinha?
É bem verdade que em função dos baixos salários temos uma safra muito
menor de bons profissionais. Dos que ficaram na função uma parcela ainda
faz o que gosta e a outra ficou acomodada contando o tempo para a
aposentadoria, torcendo pra ter muitas greves e ficar mais tempo sem fazer
nada prejudicando a sociedade. Ficar de braços cruzados ganhando é mole,
né? Levantar bandeira é muito mais do que isso.
Bom, de qualquer forma não é pra esses que vai a mensagem. Aqui fica o
meu
apreço pelas pessoas imbuídas na arte de educar por convicção, formados ou
não. Que ensinam com bom senso, respeito, honestidade, simplicidade e fiel
aos seus princípios éticos. De modo especial aos professores da minha filha
e os de Educação Física com os quais convivo... E como tem gente boa...
É isso aí moçada da geração saúde! Eu sei que é duro ser professor...
Mas
vale a pena servir ao próximo, não acham?
PARA REFLETIR: "Algumas pessoas acabam se acostumando com seus próprios
erros, e, em pouco tempo, confundem seus defeitos com virtudes". Paulo Coelho
Um grande abraço cheio de energia positiva
Moraes
  • Dia do professor, Luiz Carlos de Moraes <=